Primeira fase dos Estágios Profissionais do IEFP arranca hoje

As candidaturas à primeira fase dos Estágios Profissionais do IEFP em 2018 arrancaram às 9 horas de hoje e terminam a 01 de março, com uma dotação orçamental de 30 milhões de euros, segundo o organismo.

As candidaturas aos Estágios Profissionais do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) irão realizar-se este ano em quatro períodos distintos: de 1 de fevereiro a 1 de março; de 1 de maio a 1 de junho; de 1 de julho a 31 de julho; e de 1 de outubro a 2 de novembro.

Segundo o aviso de abertura de candidaturas publicado pelo IEFP, a dotação orçamental afeta ao primeiro período de candidaturas é de 30 milhões de euros, dos quais 11,55 milhões para a região Norte, 9,7 milhões para Lisboa e Vale do Tejo, 5,7 milhões para o Centro, 1,75 milhões para o Alentejo e 1,3 milhões para o Algarve.

Aos Estágios Profissionais podem candidatar-se pessoas singulares ou coletivas, do setor privado, com ou sem fins lucrativos e as candidaturas são aprovadas tendo em conta vários critérios, até ao limite da dotação orçamental.

Os estágios têm a duração de nove meses e dirigem-se a desempregados inscritos no IEFP, sobretudo jovens entre os 18 e os 30 anos de idade ou desempregados de longa duração (há mais de 12 meses no desemprego), entre outras situações.

Os estagiários têm direito a uma bolsa mensal, que varia em função do seu nível de qualificação. O IEFP apoia no pagamento da bolsa (suporta 65% ou mais destes valores, dependendo da tipologia do destinatário e do promotor) e a entidade empregadora cobre a parte restante dos custos.

Na segunda fase de candidaturas do ano passado, que decorreu entre 15 de novembro de 2017 e 03 de janeiro de 2018, o IEFP recebeu 12.648 candidaturas aos Estágios Profissionais, correspondentes a 15.434 vagas de estágios.

O segundo período de candidaturas de 2017 contou com uma dotação orçamental de 36,65 milhões de euros para uma meta de cerca de 7 mil estagiários, “pelo que as candidaturas recebidas ultrapassam largamente essa meta”, avançou fonte do IEFP à agência Lusa na quarta-feira.

Por sua vez, durante o mesmo período de candidaturas, deram entrada 853 pedidos de atribuição do Prémio ao Emprego, relativos a 989 ex-estagiários com os quais foi celebrado contrato de trabalho sem termo.

O Prémio ao Emprego é concedido à empresa que celebre com o estagiário um contrato de trabalho sem termo, no prazo máximo de 20 dias úteis a contar da data de conclusão do estágio.

De acordo com o IEFP, neste momento decorre o processo de análise das candidaturas relativas à segunda fase de 2017.


Conteúdo Recomendado