Prémio solidário destinado a instituições sociais da Guarda recebe candidaturas

A iniciativa “costuma ser registada como um primeiro momento do aniversário” da Cápsula do Tempo Guarda 2050, assinalado a 01 de julho.

O Clube Escape Livre tem a decorrer o período de candidaturas para a 7.ª edição de um prémio solidário destinado a apoiar instituições sociais do concelho da Guarda, foi hoje anunciado.

O “Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques” tem o valor simbólico de mil euros e “representa a componente solidária do projeto Cápsula do Tempo Guarda 2050”.

A iniciativa “costuma ser registada como um primeiro momento do aniversário” da Cápsula do Tempo Guarda 2050, assinalado a 01 de julho, e o galardão é atribuído por ocasião do Dia Mundial do Sorriso, a 28 de abril.

Segundo o Clube Escape Livre, o prémio assume-se “como forma de provocar sorrisos e momentos de felicidade aos utentes [das instituições galardoadas] através de pequenos projetos que melhoram as condições das instituições”.

O prémio, que em 2020 recebe, novamente, o apoio e a designação da empresa de transportes Bernardo Marques, é entregue anualmente a uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) do concelho da Guarda, mediante um processo de candidaturas e de seleção por um júri.

As IPSS do concelho da Guarda podem apresentar a sua candidatura, por ‘email’ ou via CTT, ao Clube Escape Livre, até ao dia 08 de abril, “com a indicação do projeto ou necessidade que os mil euros poderiam ajudar a colmatar”, indica o Clube Escape Livre em comunicado enviado à agência Lusa.

Após a receção das candidaturas, o júri constituído pelos parceiros do projeto Cápsula do Tempo (Clube Escape Livre, Rádio Altitude, Instituto Politécnico da Guarda e Transportes Bernardo Marques) selecionam o projeto vencedor.

Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, citado na nota, salienta que “ano após ano” a organização verifica “um acréscimo no número de candidaturas recebidas, algumas delas a revelar grandes dificuldades por parte das instituições, facto que leva os parceiros da Cápsula do Tempo a querer continuar esta ação”.

Desde a primeira edição, em 2014, já foram contemplados com o Prémio Solidário o Refúgio Ana Luísa, o Centro Cultural e Social do Marmeleiro, a Associação Para a Promoção Social Cultural e Ambiental de Avelãs de Ambom, o Centro de Apoio à Vida/NASCER da Cáritas Diocesana da Guarda, o Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Conceição (Castanheira) e o Centro de Dia da Liga de Amigos de Pousade.

A Cápsula do Tempo Guarda 2050 foi uma das ações que assinalou os 40 anos do programa Escape Livre, considerado “o mais antigo programa de rádio sobre o mundo automóvel em Portugal”, que é emitido na Rádio Altitude.

A cápsula foi enterrada no dia 01 de julho de 2013, junto à Torre de Menagem, e preserva os testemunhos, fotos e objetos de 40 personalidades de diversas áreas profissionais, sobre o presente e o futuro da Guarda e da região. A sua abertura deverá acontecer a 01 de julho de 2050.

“Até lá, é objetivo assinalar cada aniversário com diversas iniciativas que promovam o debate e divulguem a região”, segundo o Clube Escape Livre.


Conteúdo Recomendado