Premiados do Concurso de Fotografia “Transversalidades 2014”

O Júri do Concurso de Fotografia “Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras 2014″ selecionou 20 fotografias de mais de 1500 imagens submetidas a concurso (que decorreu entre 10 de fevereiro a 27 de abril), nas categorias de Melhor Portfolio, Primeiro Prémio e Menções Honrosas, por cada tema e modalidades.

Oriundas de vários países e latitudes, as fotografias premiadas pretendem documentar a diversidade de Territórios, Sociedades e Culturas Ibéricas e foram selecionadas tendo em conta a qualidade das imagens e a pertinência e adequação ao tema a concurso.

O portfólio vencedor é de António Alves Tedim (Maia), com o tema “A Pesca na Ria de Aveiro”. Os primeiros prémios foram atribuídos a António Costa Pinto, de Condeixa- a -Nova (tema 1); Juan Manuel Hernández López, de Villalba (tema 2);, José Carlos Silva, de Massamá (tema 3); e Sofia Alexandra Ferreira Augusto, de Pinhel (tema 4). Houve ainda lugar a 10 menções honrosas: Jorge Feteira e Telma de Jesus Monteiro Miragaia (tema 1); Alfonso Ferrer Yus e Miguel Sobral Cardoso (tema 2); Paulo Alexandre da Costa Fernandes e Alexandre da Luz Mendes (tema 3); e Sérgio Daniel Gonçalves Almeida, Alejandro Torres Edwards, Rosa Rodríguez Sánchez e Maria Baldissera (tema 4).

Rui Jacinto, Lúcio Cunha e Pedro Pita, da Universidade de Coimbra; Valentín Cabero, da Universidade de Salamanca; Monteiro Gil, Jorge Pena, Santiago Santos e Victorino García, Fotógrafos convidados, constituíram o Júri deste ano.

O projeto Transversalidades recorre à imagem como meio para promover a cooperação territorial privilegiando-se o valor estético, documental e pedagógico da imagem para promover a inclusão dos territórios menos visíveis, inventariar recursos, valorizar paisagens, culturas e patrimónios locais e promover a cooperação entre pessoas, instituições e territórios, de aquém e além-fronteiras.

As fotografias premiadas e outras imagens que documentem a diversidade de Territórios, Sociedades e Culturas Ibéricas figurarão num Catálogo e numa Exposição a realizar no próximo dia 28 de novembro, no Paço da Cultura, na Guarda.

As fotografias premiadas podem ser vistas em www.cei.pt.


Conteúdo Recomendado