O preço da gasolina subiram hoje até dois cêntimos por litro, acompanhando a evolução das cotações dos produtos petrolíferos nos mercados internacionais. Já o gasóleo manteve-se estável, segundo explicou fonte do setor ao Económico, pelo que o preço ao consumidor deve manter-se inalterado.
Esta será a quarta subida semanal consecutiva do preço da gasolina, que desde o início do ano já aumentou 17 vezes e desceu apenas quatro, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). Contas feitas e o preço do litro da gasolina em Portugal encareceu 25,2 cêntimos desde o arranque de 2015.
Além da dimensão significativa, a subida percentual superior a 19% é sinónimo de um maior rombo na carteira dos portugueses. Se, no início do ano, a fatura para encher um depósito com 60 litros de gasolina ascendia a 77,2 euros, a partir dehoje serão necessários 93,6 euros para abastecer a mesma quantidade de combustível, ou seja, mais 16,4 euros.
O preço de referência do litro de gasolina em Portugal é actualmente de 1,540 euros. O aumento previsto de até dois cêntimos por litro levará o preço final deste combustível para o valor mais alto desde julho do ano passado – 1,560 euros. Os valores podem, no entanto, variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.
De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o sétimo mais elevado em toda a UE. Mais caro que em Portugal só no Reino Unido, Holanda, Itália, Grécia, Finlândia e Dinamarca.