"Praia fluvial de Aldeia Viçosa tem água de qualidade" diz autarquia

A praia fluvial de Aldeia Viçosa, na Guarda, saiu este ano da lista das praias com bandeira azul em resultado de análises de anos anteriores, mas a Câmara Municipal assegura que a água continua com “excelente qualidade”.

O vereador Sérgio Costa, responsável pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento da Câmara Municipal da Guarda, disse hoje à agência Lusa que o galardão não foi atribuído à praia fluvial de Aldeia Viçosa, no rio Mondego, devido aos resultados das análises feitas à água em anos anteriores que foram tidos em conta para a distinção deste ano.

“Infelizmente, no caso de Aldeia Viçosa, as análises de 2010, 2011 e 2012 estão a afetar agora, em 2015”, referiu, recordando que em 2014 a mesma praia teve água de “excelente qualidade”.

Lembrou que no ano passado foi feito um “excelente trabalho”, que prosseguirá este ano, para que no próximo a situação seja ultrapassada e o galardão volte a ser atribuído pela Associação Bandeira Azul.

“Fomos penalizados por este trabalho estatístico do passado, mas vamos olhar para a frente e fazer um bom trabalho”, assegurou.

O vereador adiantou à Lusa que a Câmara Municipal da Guarda, a Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, a empresa Águas do Zêzere e Côa, a EDP e os particulares estão a realizar um trabalho “congregado” para que a bandeira azul seja atribuída em 2016.

Apesar de a praia fluvial de Aldeia Viçosa, no vale do Mondego, ter perdido este ano a bandeira azul, Sérgio Costa assegura que a água “continua da melhor qualidade possível, para que as pessoas lá possam deslocar-se e tomar os seus banhos”.

“Tanto mais que continua a ser uma praia acessível [tem acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada]. E, portanto, contra factos não há argumentos”, rematou.

Este ano, no concelho da Guarda, apenas a praia fluvial de Valhelhas, no rio Zêzere, foi galardoada com a bandeira azul.

A bandeira azul vai ser hasteada este ano em 299 praias, mais uma do que em 2014, e em 15 marinas, menos duas que no ano passado, anunciou a Associação Bandeira Azul.

Do total das praias galardoadas, 283 são costeiras, registando-se três novos locais na lista global: Canaveias (Centro), Praia da Pampilhosa da Serra (Tejo) e Beliche (Algarve).


Conteúdo Recomendado