Praça de Toiros de Aldeia da Ponte acolhe Festival “Ao Forcão Rapazes!”

A praça de touros de Aldeia da Ponte, no concelho do Sabugal, acolhe hoje, dia 19 de agosto, a partir das 15h30, mais uma edição do festival, onde nove das aldeias com maior tradição na Capeia Arraiana medem forças e engenho.

Além dos organizadores, Fóios e Aldeia Velha, participam no Festival: Lageosa da Raia, Ozendo, Aldeia do Bispo, Forcalhos, Aldeia da Ponte, Soito e Alfaiates. A organização conta com o apoio do Município do Sabugal.

O evento que é considerado o “campeonato do mundo” desta lide tradicional e exclusiva das gentes do Sabugal conta este ano com a participação de representantes de Aldeia da Ponte, Alfaiates, Soito, Aldeia Velha, Forcalhos, Lageosa, Aldeia do Bispo, Fóios e Ozendo. Os touros da prova serão da ganadaria de José Manuel Duarte “Fininho”.

A Capeia Arraiana é uma manifestação tauromáquica específica de algumas povoações do concelho do Sabugal próximas da fronteira com Espanha, que se caracteriza e singulariza das demais formas populares de manifestações tauromáquicas, pelo facto de a lide do touro bravo ser efetuada coletivamente, com o recurso do Forcão.

A organização e responsabilidade deste evento é de todas as povoações participantes, sendo que, cada ano, a organização direta do Festival recai em duas delas, num sistema de rotação entre as mesmas, Aldeia da Ponte e Soito.

Segundo Esteves Carreirinha, “antigamente, como modelo de concurso, assistia-se a uma competição entre as equipas, aguerrida e firme, com a valentia do touro, que calhasse em sorteio, a ser preponderante a uma vitória, votada pelos presidentes de cada Junta de Freguesia. No que tocava a prémios e, como de concurso se tratava, eram de importância maior, consoante a classificação alcançada, depois da votação, no final do evento. Todas as equipas sempre foram merecedoras de um prémio, para além da divisão dos lucros gerados pelo festival, em favor das respetivas freguesias participantes. No sentido de tornar esta realização mais justa e abrangente e, depois de algum consenso entre as equipas, decidiu-se que esta Capeia passasse a ser um “Festival Oh Forcão Rapazes”, deixando cair as classificações, onde os prémios são iguais para todas as equipas, sem deixar de corresponder a todas as expectativas, que levou à sua criação, antes alcançando, cada ano que passa, maior importância com uma vibração espetacular, acrescido de magníficas enchentes, sobrelotando por completo as Praças de Touros”.

“No fundo, já há largos anos, que não há vencedores nem vencidos, todos são vencedores, principalmente a Capeia e a Raia”, remata Esteves Carreirinha.

 


Conteúdo Recomendado