Portugal quer mil milhões de compras chinesas em 2014

A estimativa é do ministro da Economia, entusiasmado com o crescimento das importações chinesas nos primeiros três meses de 2014. Mil milhões de euros de compras a partir da China é o novo desafio.

Numa manhã passada a falar de negócios entre Portugal e a China, o ministro da Economia surpreendeu, ao atirar para um valor histórico o volume de exportações portuguesas para este país: mil milhões de euros.

O valor é tão mais surpreendente se pensarmos que no ano passado estes negócios se ficaram pelos 650 milhões. O que entusiasma Pires de Lima é o facto de, nos primeiros três meses, as compras chinesas feitas em Portugal terem ultrapassado os 50% face a 2013. A manter-se, a tendência aponta para os tais mil milhões. Ou mais.

Mas não era só o ministro português da Economia que estava entusiasmado, esta manhã em Xangai, à saída de um pequeno-almoço e reunião com potenciais investidores chineses.

O embaixador chinês em Lisboa, Shong Huang, também presente, disse que a China está interessada em todos os setores e que pode haver novos negócios em breve. No turismo, em várias indústrias (como o agro-alimentar), nos transportes. Só não há – nem provavelmente teria de haver – compromissos. Apenas declarações de intenções. E vontade.

E voltou a falar-se de um pedido com muitos anos: a existência de uma ligação aérea direta entre a China e Portugal, que não seria feita pela TAP, mas por uma das muitas companhias chinesas. A China Eastern Airlines esteve presente na reunião desta manhã com a comitiva portuguesa, liderada pelo Presidente da República.

 


Conteúdo Recomendado