Portugal é o país que mais dinheiro deve ao FMI em todo o mundo

As instituições da troika têm, nas últimas semanas, sinalizado algumas dúvidas e preocupações sobre a capacidade de Portugal vir a crescer bem no futuro e conseguir pagar a dívida oficial.

Um dos elementos da missão externa, o Fundo Monetário Internacional (FMI), tem algumas razões de peso: Portugal é a sua maior operação em termos mundiais.

Até agora, o país deve 25,9 mil milhões de euros. Quando vier a última tranche (final de junho) ficará a dever 26,8 mil milhões de euros. Será ultrapassado por pouco pela Grécia, mas apenas em março de 2016, altura em que os gregos terão de devolver 26,9 mil milhões. Atualmente, o Tesouro de Atenas tem débitos para com o FMI no valor de 24,3 mil milhões de euros

Estes cálculos do Dinheiro Vivo, com base em informação atualizada da instituição de Washington, indicam assim que Portugal representa mais de 25% dos empréstimos e outros apoios financeiros concedidos a dezenas de nações pelo mundo fora. As operações do FMI estão hoje avaliadas num total de 105,4 mil milhões de euros (a preços de 15 de maio de 2014).

O crédito do FMI é expresso em SDR, a moeda sintética da instituição, um cabaz indexado ao valor das principais divisas mundiais (dólar, euro, iene…)

Contando com a Grécia, a exposição do FMI aos dois países da zona euro sobe para mais de 50% dos seus empréstimos globais.

O Fundo, a Comissão Europeia e o BCE têm aumentado a pressão sobre Portugal, exigindo que o Governo não se fique pelo anúncio de medidas de austeridade orçamental e de reformas; que avance rapidamente na sua implementação.


Conteúdo Recomendado