PCP da Guarda defende "novo rumo" para a Serra da Estrela

A Direção da Organização Regional da Guarda (DORG) do PCP defendeu hoje “um novo rumo para a Serra da Estrela” e medidas para o desenvolvimento daquela zona do interior do país.

Segundo o PCP, um novo rumo para a Serra da Estrela implica várias “medidas concretas imediatas” que possibilitem o desenvolvimento de uma região que “tem na montanha, na natureza e no ambiente importantes atrativos”.

A DORG defende a revitalização do setor produtivo, a valorização da produção agropecuária, agroindustrial e florestal e a revitalização do comércio tradicional.

“Dar prioridade ao investimento público e privado para diversificar a atividade económica e a instalação de novas empresas que criem novos postos de trabalho”, são outras propostas.

O PCP sugere ainda o “reforço de meios da proteção civil, nomeadamente na área da limpeza e da floresta”.

“Consolidar uma rede viária que permita a permeabilização do território e reforço da sua coesão económica e social, numa quota entre os 500 e [os] 800 metros”, e “reduzir progressivamente a rede viária e o trânsito automóvel onde existem debilidades dos sistemas ecológicos e o seu impacto seja negativo no meio natural e provoque a diminuição da qualidade de quem visite a serra, avaliando formas, entre as quais transportes alternativos, devidamente autorizados e licenciados”, são ideias também defendidas.

Na nota, a DORG considera ainda necessário promover o turismo “numa perspetiva integrada, de qualidade, ambientalmente sustentável e acessível a todos”.

Valorizar o património histórico e ambiental como ponte para o futuro é “uma ideia chave para revitalização da Serra da Estrela” que assenta em três pilares: “Estrela: património natural e cultural único no país”, “Estrela: inovação na tradição” e “Estrela: região digital”, acrescenta.

Para a mesma estrutura partidária, “é urgente e é possível” um novo rumo para a Serra da Estrela, “correspondendo às aspirações e sentimentos democráticos” do povo.

Em 2007, no encontro “Um novo rumo para a Serra da Estrela”, aquele partido lembra que colocava “a importância de se discutir e encontrar medidas que potenciassem todas as condições de desenvolvimento para a região”.

“Num quadro em que foram desperdiçados recursos financeiros disponíveis, a situação económica, social e ambiental da região da Serra da Estrela degradou-se de forma preocupante”, lê-se ainda na nota.

Os lanifícios e as confeções “foram dos setores mais atingidos, com muitas empresas encerradas” e os serviços públicos essenciais “foram e continuam a ser encerrados, diminuindo a qualidade de vida das populações”, aponta a DORG do PCP.


Conteúdo Recomendado