Politécnico da Guarda tem estação permanente de GNSS

Esta estação recebe dados do sistema americano GPS e do GLONASS, sistema russo equivalente.O Instituto Politécnico da Guarda tem a funcionar, nas suas instalações, uma estação GNSS, integrada na Rede Nacional de Geofísica, através do programa de reequipamento científico da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Esta estação recebe dados do sistema americano GPS e […]

Esta estação recebe dados do sistema americano GPS e do GLONASS, sistema russo equivalente.O Instituto Politécnico da Guarda tem a funcionar, nas suas instalações, uma estação GNSS, integrada na Rede Nacional de Geofísica, através do programa de reequipamento científico da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Esta estação recebe dados do sistema americano GPS e do GLONASS, sistema russo equivalente.
Segundo uma nota informativa, este projeto resultou de um convite, há alguns anos atrás, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto a uma docente do curso de Engenharia Topográfica do IPG, para que houvesse na região da Guarda uma cobertura permanente com satélites de posicionamento GPS; resultou, assim, uma rede de estações de referência GNSS – designada GEONET – operando continuamente desde 2008. Esta rede, com cinco estações permanentes distribuídas por todo o país, está associada a diversas instituições, de investigação e ensino superior, nomeadamente a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, Academia da Força Aérea e o Instituto de Investigação Científico Tropical.
No Instituto Politécnico da Guarda, além da estação permanente GNSS e fazendo parte do mesmo projeto, está igualmente instalada uma estação meteorológica automática, onde, diariamente, se podem consultar dados da temperatura, pressão e humidade relativa. De referir que esta rede de estações tem por objetivo disseminar dados GNSS no sistema ITRS e dados meteorológicos para a Rede Geofísica Nacional, bem como para utilizadores GNSS interessados em efetuar trabalhos de precisão no âmbito da topografia, cadastro, geodesia com correção diferencial em pós-processamento.


Conteúdo Recomendado