Politécnico da Guarda quer cria um laboratório colaborativo em logística

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai apresentar uma candidatura para a instalação na Guarda de um laboratório lolaborativo (CoLAB) na área da logística que irá juntar investigadores nacionais e internacionais.

O projeto prevê reunir investigadores do Politécnico da Guarda e de outras instituições de ensino superior “para estudarem as redes e os fluxos logísticos da região e do país”, refere o IPG numa nota de imprensa enviada esta segunda-feira.

“O novo laboratório colaborativo em logística irá permitir fazer o levantamento dos recursos humanos deste ‘cluster’ do tecido empresarial nacional, da sua estrutura de serviços e da sua oferta de valor, para mapear, com rigor, as suas lacunas, necessidades e oportunidades”, disse, citado na mesma nota, o presidente do IPG, Joaquim Brigas.

“O conhecimento produzido irá permitir desenhar políticas públicas, nomeadamente ao nível de infraestruturas e de equipamentos, as quais favorecerão o desenvolvimento logístico de todo o país, tornando o mercado português mais competitivo, eficiente e sustentável”, sublinhou.

No âmbito deste novo projeto na área da logística, decorreu uma reunião na terça-feira, com parceiros empresariais e institucionais, e contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

De acordo com Joaquim Brigas, o desenvolvimento de plataformas baseadas em sistemas de informação geográfica (SIG) caracterizadores das infraestruturas e respetivas dinâmicas logísticas vão permitir o desenvolvimento de novos instrumentos de gestão, que, por sua vez, vão modernizar e tornar mais eficientes e mais competitivas as empresas de logística em Portugal.

O Politécnico da Guarda apresentou ainda a nova pós-graduação em logística para profissionais e executivos.

“O IPG tem no seu horizonte não só a formação de jovens estudantes, mas também a requalificação e a valorização de quadros que já trabalham nas empresas, que têm imenso ‘know-how’ e um património de experiência e de conhecimento concreto da atividade no terreno”, referiu Joaquim Brigas.

“É um privilégio ter empresas e organizações locais como parceiros em projetos para produzir ciência, inovação e aumentar a competitividade da região”, concluiu.

O Laboratório Colaborativo em Logística terá como parceiros a Câmara Municipal da Guarda, a Associação dos Transitários de Portugal, a Infraestruturas de Portugal, e as empresas parceiras da pós-graduação em Logística: a ACI, a Coficab, a Olano, a Sodecia, a Transportes Bernardo Marques e o NERGA – Núcleo Empresarial da Região da Guarda. 


Conteúdo Recomendado