Poeiras do deserto a caminho de Portugal

Partículas oriundas do norte de África podem afetar a qualidade do ar, alertam as autoridades.

A Direção-geral da Saúde (DGS) prevê que hoje Portugal Continental seja influenciado por uma massa de ar com origem no norte de África, transportando partículas e poeiras em suspensão que podem afetar a qualidade do ar.

“Este fenómeno natural poderá afetar a qualidade do ar ambiente, estimando-se que possa contribuir para um aumento das concentrações de partículas em suspensão nas regiões Centro e sul do país (Alentejo e Algarve)”, refere uma nota divulgada no site da Direção-geral da Saúde (DGS).

Durante a ocorrência destes episódios, a DGS recomenda que sejam evitados esforços prolongados, limitando a atividade física ao ar livre. Crianças, idosos e doentes com problemas respiratórios ou cardiovasculares devem ainda permanecer dentro dos edifícios com as janelas fechadas.

Já noutras ocasiões a DGS tem explicado que, em Portugal, durante os meses de primavera e de verão, há com maior frequência a presença de partículas na atmosfera provenientes das zonas áridas do Norte de África, nomeadamente dos desertos do Sahara e Sahel, sendo a maioria destas partículas de origem natural.


Conteúdo Recomendado