Gouveia está em festa com um programa que unifica o culto religioso, a tradição, a cultura, a música e a animação, num evento único para quem visita a cidade e como ponto de encontro e regresso às origens para todos os gouveenses.
Os festejos em honra do Senhor do Calvário, iniciaram ontem, dia 8 de agosto, com a abertura da Feira Industrial, Comercial e de Artesanato e Associativismo, bem como da Festa do Livro e Espaço da Miniatura Automóvel, seguindo-se, pelas 21h00, o concerto, no Jardim Lopes da Costa, pela Banda Filarmónica da Sociedade de Instrução e Recreio de Paços da Serra.
Pelas 22h00, todas as atenções se concentraram no palco principal onde Dino D´Santiago, músico, compositor e ativista português de ascendência cabo-verdiana, voltou a fazer vibrar os fãs com os ritmos quentes do funaná e com temas dos seus álbuns Eva, Mundu Nôbu, Sotavento, Kriola ou Badiu.
Hoje, dia 9 de agosto, pelas 21h00, o palco do Jardim Lopes da Costa convida a assistir ao Teatro Infantil “Conto da Raposa”, pela Historioscópio – Associação Cultural e pelas 22h00, a Associação Cultural e Recreativa da Banda de Vila Nova de Tazem proporcionará, ao público presente, um fabuloso concerto.
A noite finaliza com a subida ao palco de Plutonio, pelas 23h00, na Praça do Município.
O sábado, dia 10, é, essencialmente, dedicado à tradição, decorrendo, pela manhã, no Mercado Municipal, a entrega dos incentivos à produção de ovinos e caprinos do concelho de Gouveia, seguida da degustação de uma deliciosa sopa de grão à pastor.
Pelas 17h00, terá lugar, no Estádio Municipal do Farvão, o Jogo de apresentação da equipa sub-19 do Clube Desportivo de Gouveia a disputar com a equipa da União Desportiva de Leiria.
O concerto da Banda Filarmónica Gratidão Riotortense decorrerá, pelas 18h00, no Jardim Lopes da Costa, dando depois lugar à apresentação do livro “Altas Temperaturas”, de João Rebocho.
O palco dedicado aos mais pequenos, recebe, pelas 21h00, o Teatro Infantil “El Rei Dom Trapalhão”, da Companhia Estórias Extraordinárias.
Pelas 21h15, terá lugar o desfile etnográfico pelas principais artérias da cidade em direção ao Anfiteatro da Cerca, onde terá lugar o XLVII Festival Internacional de Folclore de Gouveia.
É, também, nessa noite que, pelas 23h45, sobe ao palco da Praça do Município, Bárbara Bandeira, cantora e compositora portuguesa que tem vindo a fazer um percurso de sucesso, conquistando vários prémios e o reconhecimento da crítica.
No domingo, dia 11, pelas 14h00, as artérias envolventes ao Estádio do Farvão, Pavilhão Gimnodesportivo e Piscinas Municipais voltam a acolher a Super Especial Rally de Gouveia, o circuito citadino de cerca de 2,5 km que já vai na sua 12.ª edição.
Ainda no domingo, pelas 18h00, Dina Tente apresentará, no espaço da Festa do Livro, a sua obra “Semear o Amor” e, pelas 21h00, a Banda Visconde de Salreu proporcionará, ao público presente no Anfiteatro da Cerca, um magnifico concerto.
Pelas 23h00, o palco da Praça do Município marca o regresso a Gouveia dos UHF, um espetáculo revivalista e memorável que saciará a sede dos aficionados do rock português e que fará entoar temas bem conhecidos como “Rua do Carmo” ou “Cavalos de Corrida”.
Na segunda-feira, dia 12 e Dia do Município, as Festas do Senhor do Calvário recebem, pelas 15h30, na Cerca, o 3.º Concurso de Vestidos de Chita, animado pela música e voz do artista Gabriell.
O público infantil tem como proposta para este dia, a peça “Outros Tempos do Canto”, da Companhia Catrapum! Catrapeia, que se apresenta, pelas 21h00, no palco do Jardim Lopes da Costa.
O palco da Praça do Município recebe, pelas 23h00, os D.A.M.A, grupo musical português que conta, já, com mais de uma década de carreira marcada por muitos sucessos.
A noite termina com um espetáculo pirotécnico que encherá de luz e cor o céu de Gouveia.
Destaque ainda para as várias atividades lúdicas, desportivas, culturais e para os espetáculos infantis e de variedade integrados numa vasta e diversificada programação que atrai públicos de todas as idades e garante aos gouveenses e visitantes o usufruto de múltiplas atividades e ofertas.
As Festas estendem-se à cidade, a partir da Capela do Senhor do Calvário – o epicentro da fé e devoção dos gouveenses, numa simbiose entre religião, comércio, animação e gastronomia.
Segundo o Município de Gouveia, “as Festas do Senhor do Calvário constituem um dos maiores eventos para a promoção da cidade e do concelho, confirmando, anualmente, o epíteto de Maior Romaria das Beiras.”