Plataforma Logística da Guarda vai acolher sete novas empresas

Fonte; http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=101009092

A Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE) da Guarda vai acolher sete novas empresas, num investimento global de dois milhões de euros, que vão criar 30 postos de trabalho, anunciou hoje a autarquia.

Segundo a Câmara Municipal da Guarda, presidida por Álvaro Amaro, as empresas, que assinaram na segunda-feira os contratos promessa de compra e venda de lotes, vão ocupar uma área total de cerca de 25 mil metros quadrados.

A autarquia refere que as empresas que tencionam instalar-se na PLIE operam nos setores automóvel (oficinas de reparação e de desmontagem e comercialização de peças), dos transportes de logística, laticínios, comércio de cereais e rações, filtros para a indústria (ar, água e óleo) e produtos de limpeza.

O anúncio da instalação de novas empresas na Plataforma Logística da Guarda surge após a autarquia ter deliberado, em fevereiro deste ano, baixar o preço dos lotes para 3,9 euros o metro quadrado, quando o anterior executivo socialista cobrava 15 e 25 euros por metro quadrado, consoante os lotes fossem para indústrias ou serviços.

A redução do preço do metro quadrado foi considerado, na ocasião, pelo autarca Álvaro Amaro, um “abaixamento significativo” nos preços praticados, esperando que ajudasse a “estimular” a fixação de novos empresários na PLIE, onde estavam 110 lotes para venda.

A autarquia também tem em fase final de execução a criação de um Parque TIR, na área da PLIE, para apoio ao transporte internacional rodoviário de mercadorias.

O espaço, que vai ter 137 lugares de estacionamento (95 lugares para veículos pesados, 15 para veículos pesados de transporte de frio e 27 lugares destinados a veículos ligeiros de apoio aos motoristas de veículos pesados), vai passar a receber os camiões que atualmente estacionam nas ruas da cidade.

Naquele recinto, que terá segurança e vigilância, os motoristas vão ter sala de estar e apoio para poderem fazer a sua alimentação e a sua higiene.

Quando o Parque TIR entrar em funcionamento, a câmara da Guarda aplicará um regulamento, que se encontra em fase de discussão pública, que irá proibir os estacionamentos daqueles veículos fora do novo recinto.

A PLIE, edificada perto da localidade de Gata, nas proximidades da cidade da Guarda, é uma plataforma transfronteiriça inserida na Rede Nacional de Plataformas Logísticas, contemplando áreas de transportes/logística, localização empresarial, inovação tecnológica e de apoio e serviços.

A plataforma representou um investimento de 34 milhões de euros e é considerada um “projeto âncora” para o desenvolvimento empresarial e económico da região, disponibilizando um total de 196 lotes.

A PLIE foi iniciada em 2002, por iniciativa da autarquia, que apontou a posição geoestratégica da Guarda como uma mais-valia para o complexo empresarial.


Conteúdo Recomendado