“É uma oportunidade para dar a conhecer melhor Pinhel e uma oportunidade para os pinhelenses se darem a conhecer”, realçou Rui Ventura, presidente da Câmara Municipal de Pinhel, esta tarde, durante a apresentação do certame este ano dedicado ao tema “Água e Sustentabilidade: Um desafio para todos”.
O evento realiza-se no Centro Logístico de Pinhel nos dias 09, 10 e 11 de fevereiro, tendo por base as artes e os ofícios e os saberes e sabores locais e regionais. Participam 200 expositores, incluindo todas as juntas de freguesia do concelho, representações institucionais, atividades económicas. Haverá também tasquinhas, com restaurantes e bares e um cartaz de espetáculos.
O presidente da Câmara de Pinhel (distrito da Guarda) considera que “a Feira das Tradições é uma marca de referência da Beira Interior e seja qual for o momento em que aconteça tem sempre multidões. É o maior evento da cidade de Pinhel”.
“É uma marca que está bem cimentada na região. É uma marca que a Câmara de Pinhel quer fazer permanecer”, sustenta Rui Ventura.
No ano passado o evento registou cerca de 60 mil visitantes, uma fasquia o autarca acredita que irá ser ultrapassado na edição de 2024. “Com o programa que temos, vamos ter seguramente mais gente. Mas não é ponto de honra que isso aconteça. É mais ponto de honra que as coisas corram bem”.
Rui Ventura destaca que a Feira tem “o melhor cartaz de sempre” porque o município apostou “na diversidade” indo de encontro a vários públicos e vários gostos.
O programa de concertos tem como cabeças de cartaz Rui Veloso (no dia 09), Golden Gypsies (09), Wet Bed Gang (10), DJ Kura (10), Quim Barreiros (11), Sangre Ibérico (11) e Nuno Ribeiro (11). O cartaz inclui tributos aos Queen e aos Pink Floyd, a banda espanhola R.A.Y.A., o grupo português Kapital e os DJs Kimono e Dei Santi.
Estarão ainda presentes formações locais como Banda Filarmónica de Pinhel e Academia de Música de Pinhel (com a participação da Universidade Sénior), Banda Filarmónica de Pínzio, Rancho Folclórico “A Flor do Campo”, de Souropires e os grupos de Concertinas da Casa do Povo de Pinhel, de Alverca da Beira/Bouça Cova, do Safurdão e de Vascoveiro.
No sábado dia 10 realiza-se um debate dedicado ao tema deste ano da Feira – “Água e Sustentabilidade: Um desafio para todos”.
O programa do certame inicia-se com o Desfile de Carnaval pela comunidade escolar, na sexta-feira, dia 09, pelas 14:30.
As entradas no recinto da Feira, que é formalmente inaugurada pelas 18:00, custam três euros nos dias 09 e 10. No dia 11 a entrada será gratuita.
O município disponibiliza pulseiras de acesso geral ao evento, pelo valor de seis euros, que podem ser adquiridas antecipadamente.
Sendo a água o tema deste ano da Feira das Tradições, a Câmara Municipal apresentou o certame na central hidroelétrica de aproveitamento de Pinhel. Uma estrutura que permite produzir energia para abastecer 10 mil pessoas por ano. O sistema insere-se nos troços terminais das ribeiras da Pega e das Cabras, esta na margem esquerda do rio Côa.