Pastores de Seia desfilam com ovelhas na festa de São João

A festa dos pastores a realizar na aldeia de Folgosa da Madalena antecede a tradicional subida dos rebanhos e dos pastores à Serra da Estrela, marcada para o dia 06 de julho.

A aldeia de Folgosa da Madalena, no concelho de Seia, recebe, no domingo, a festa de São João, que inclui um desfile de ovelhas em redor da capela de São João Batista.

Segundo a Câmara Municipal de Seia, naquele dia, pelas 18h30, os pastores oriundos de várias aldeias daquele município da região da Serra da Estrela, acompanhados pelos rebanhos, cumprem a tradição e deslocam-se à romaria de São João.

“Desfilando, à vez, em volta da capela de São João Batista, os pastores pedem ao padroeiro um bom ano de pasto e proteção para o gado”, explica a autarquia de Seia.

As ovelhas participantes na tradicional romaria “ostentam os maiores e melhores chocalhos e são enfeitadas com ‘peras e cabeçadas'”, acrescenta a nota.

A festa dos pastores a realizar na aldeia de Folgosa da Madalena antecede a tradicional subida dos rebanhos e dos pastores à Serra da Estrela, marcada para o dia 06 de julho.

“Aberta à participação do público, a sétima edição da Festa da Transumância propõe acompanhar os pastores na viagem à Serra da Estrela: uma experiência única e autêntica”, refere a fonte.

A autarquia de Seia diz “tratar-se de uma prática ainda enraizada na comunidade pastoril local, com o objetivo único de deslocar, durante o período de seca, os rebanhos para locais que oferecem melhores condições de pasto, neste caso para a montanha”.

A viagem terá início pelas 07:30, no largo da Câmara Municipal, local onde o gado proveniente das terras chãs (Santa Comba, Folgosa da Madalena e Maceira) se concentra.

Os rebanhos atravessam depois a cidade e seguem para a montanha “pelos seculares caminhos da transumância, em direção àquela que é a aldeia dos pastores, o Sabugueiro”.

“Pelo caminho estão preparadas degustações gastronómicas, como a típica merenda do ‘Alforge’, um almoço com os pastores e um programa de animação”, lê-se na nota.

A Festa da Transumância é organizada pelo município de Seia e pela Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha, em articulação com os pastores do concelho.

A participação na transumância pressupõe a prévia inscrição dos interessados, que pode ser feita na página de internet do município de Seia.


Conteúdo Recomendado