Ao evento ocorreu quase uma centena de participantes, no conjunto das três modalidades, englobando naturais daquela localidade raiana e das localidades vizinhas, como Aldeia do Bispo, Lageosa e Soito. Não faltaram também participantes de localidades mais distantes, caso de Montenovo, Bismula, Sant’ Ana da Azinha e Miuzela, concretamente no que se refere ao passeio a cavalo.
O dia apresentou-se espetacular para a iniciativa, fazendo o Sol questão de acordar bem cedo para iluminar um céu azul, completamente despido de nuvens. Os participantes tinham diferentes percursos, conforme a modalidade escolhida, mas sempre com a Serra de Aldeia Velha como cenário principal. Para quem não sabe trata-se de um terreno comunitário, com muitos hectares onde o verde predomina e a vida selvagem ficou bem patente nas marcas recentes deixadas no terreno.
Pelas 9 horas da manhã saíram do Enxido os caminhantes e os praticantes de BTT, fazendo-o depois os cavaleiros. A chegada efetuou-se por volta do meio-dia, junto à Senhora dos Prazeres e Estação Arqueológica do Sabugal Velho, na infraestrutura de lazer que existe no local.
Um almoço sem nada que se pudesse apontar, à moda da Raia, foi o pretexto para que todos: participantes, organização e outros, que entretanto chegaram, pudessem conviver. Para os resistentes ficou ainda o jantar com carne assada, à luz dos focos, mas também da Lua, numa espécie de Noite Americana, mas sem truques.
No final era evidente a satisfação de participantes e organização, pedindo os primeiros mais iniciativas semelhantes e os segundos comprometendo-se a ‘voltar à carga’.
António Pissarra