Páscoa será ponto de partida para um bom ano no turismo

A Páscoa em abril vai antecipar o início da época turística e, pela intensidade da procura e pela desvalorização do euro face ao dólar e à libra, tudo indicia que vamos melhorar os bons resultados do ano passado.

Já há destinos e hotéis praticamente esgotados para esta Páscoa, revelando que o crescimento da procura de viagens entre os portugueses, iniciado há um ano, é sustentado e deverá manter-se durante o verão. É essa a convicção de hoteleiros e agentes de viagens, que referem também a desvalorização do euro face à libra e ao dólar como fator de crescimento fundamental para o turismo português. “Não só incentiva mais ingleses a preferir Portugal como destino de férias, como também torna os destinos fora da Zona Euro mais caros para os portugueses, que deverão optar mais por fazer férias cá dentro”, analisa Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.

Esta região, a preferida dos portugueses para passar a quadra pascal espera, inclusive, uma melhoria nas taxas de ocupação e nos preços. “Com base na procura para a Páscoa, revimos o crescimento de 2,8% que prevíamos para este ano para até 5%”, revela o responsável. A boa notícia para os hoteleiros é, ainda, a possibilidade de “subirem ligeiramente os preços, na ordem dos 3%, o que é muito bom na atual conjuntura”. Para o Algarve, esta Páscoa funcionará como “arranque oficial da época turística, com reabertura dos hotéis encerrados no inverno e aumento das contratações sazonais, o que baixará o desemprego na região”.

A Associação da Hotelaria de Portugal também já fez saber os resultados do seu inquérito aos hoteleiros, revelando que a Páscoa deverá proporcionar-lhes “mais receitas totais e de alojamento do que no ano anterior”, estando mais otimistas as regiões dos Açores (com o início dos voos “low cost” no próximo domingo), do Centro, de Lisboa e da Madeira.

A queda de neve nesta semana tem contribuído para que a serra da Estrela esteja a “vender ligeiramente melhor do que no ano passado”, segundo Luís Veiga, administrador executivo do Grupo IMB Natura Hotels, cadeia com cinco unidades na região. Ainda assim, a ocupação e os preços “deverão ser muito idênticos aos de 2014”.

Açores e Madeira são mesmo, segundo a Abreu, a maior rede de agências de viagens de Portugal, os destinos preferidos dos portugueses para a Páscoa, seguindo-se Algarve e Cabo Verde. O responsável dos Operadores da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, Nuno Mateus, refere que “Cabo Verde e Disney foram os primeiros destinos a esgotar, mas também o Brasil cresceu imenso, embora ainda haja vagas”. Para Nuno Mateus, o habitual é que “os destinos internos só comecem a acelerar as reservas à última hora, por isso, é cedo para fazer um balanço da Páscoa”.

Bons níveis de reservas no Porto

Há hotéis do Porto e do norte já muito perto de terem as reservas esgotadas para a semana que antecede a Páscoa e para o fim de semana pascal propriamente dito. É o caso do The Yeatman ou do Intercontinental, mas também de unidades mais pequenas, como o hotel de aplicação da Escola de Hotelaria do Porto, o The Artist Porto Hotel & Bistrô, que já no ano passado esgotou nesta altura e tinha acabado de abrir portas.

Já não são só os espanhóis ou os franceses que elegem o Porto para passar a época festiva: no Intercontinental predominam os espanhóis, os franceses e os ingleses, mas no The Yeatman já se notam mais portugueses, norte-americanos e alemães.

“O crescimento do destino Porto e Norte atingiu um recorde absoluto em 2014, mas é o resultado de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido há vários anos”, explica Helena Gonçalves, diretora executiva da Associação de Turismo do Porto e Norte, entidade responsável pela promoção do destino lá fora e, mais recentemente, também cá dentro.

Na Páscoa do ano passado, salienta a responsável, “as dormidas cresceram 35,5%” e, este ano, são esperados resultados “acima dos verificados em 2014, não só na Páscoa, mas também durante o resto do ano”. Para tal, no segmento de lazer, a entidade tem focado “campanhas online, dirigidas a famílias e casais, a incidir na Galiza, Madrid e Valença, há outra campanha de marketing digital internacional a decorrer, com promoções especiais dos associados, a par da tradicional participação em feiras, como a recente ITB, em Berlim”.

A região já superou, no ano passado, os objetivos estabelecidos no Plano Estratégico Nacional do Turismo para 2015, devendo este ano acrescentar cerca de 160 mil dormidas aos 2,8 milhões registados no fecho de 2014.


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