"Os Dias da UBI" retoma em março e convida crianças dos 3 aos 12 anos

A atividade realiza-se no dia 20 de março e está preparada para alunos das escolas do pré-escolar até ao 2.º Ciclo do Ensino Básico.

A Universidade da Beira Interior vai retomar, no dia 20 de março, a iniciativa “Os Dias da UBI”, desta vez dedicados ao público mais jovem, do pré-escolar ao 6.º ano.  A iniciativa convida as escolas do pré-escolar até ao 2.º Ciclo do Ensino Básico a descobrir a academia ubiana através de um programa educativo que proporcionará às crianças a descoberta do que se faz na universidade.

A atividade levará as crianças entre os 3 e os 12 anos às salas de aula, aos laboratórios, aos centros de investigação, às bibliotecas e ao Museu de Lanifícios, para que possam experimentar o ambiente científico, tecnológico e cultural do dia a dia Ubiano, refere fonte da organização.

Para “Os Dias da UBI Júnior” estão preparadas mais de 30 atividades nas cinco faculdades da UBI, que levarão os participantes a conhecer, de forma lúdica, as áreas da engenharia, ciência, artes e saúde.   

Esta atividade alarga a oferta de atividades que a Universidade dinamiza para os estudantes, abrangendo assim todos os níveis de ensino pré-universitário. Entre as propostas estão a “Universidade de Inverno” (dirigida aos estudantes do 3.º Ciclo do Ensino Básico), a “Universidade de Verão” (para o Ensino Secundário), a “Academia Júnior de Ciências” (para alunos do 12.º Ano), além do programa “UBIExperiências”, disponível ao longo de todo o ano, mediante inscrições.

Segundo a organização, são ações que têm atraído centenas de jovens de todo o país e representam o contributo da UBI para incentivar na comunidade externa o gosto dos jovens pela formação e ciência, promover um primeiro contacto de muitos jovens com uma instituição universitária além de divulgarem a região da Beira Interior.

Os estabelecimentos de ensino escolar interessados em participar na iniciativa devem consultar o programa e inscreverem os seus alunos nas atividades propostas, até dia 12 de março. A ficha de inscrição deve ser enviada para o e-mail eventos@ubi.pt. 

Para consultar o programa completo, AQUI. 

 


Conteúdo Recomendado