O convite resulta da cooperação internacional e parcerias criadas no âmbito do Concurso Internacional Cidade do Fundão.
A AMDF participará no 15º Festival Internacional Guitar Essonne 2018 através da Orquestra de Guitarras. No mesmo evento vai ainda atuar o jovem guitarrista Miguel Matos que em 2016 ganhou o primeiro prémio de nível superior de guitarra no Concurso Internacional Cidade do Fundão.
Em França, na localidade de Juvisy, o coletivo dirigido pelo professor Pedro Rufino vai apresentar-se com um reportório vincadamente português.
“Além do reportório habitual para jovens orquestras, nós tivemos um cuidado especial em levar música portuguesa. Ferrer Trindade, José Afonso ou Carlos Paredes estão entre os compositores. O reportório da Orquestra e a estrutura do concerto ficará marcado pela presença de solistas de canto como a Filipa Mela, Laura Alves, Rafael Lourenço, Margarida Geraldes e Maria Mendes”, explicou Pedro Rufino, coordenador do departamento de guitarra na AMDF e responsável pela Orquestra.
A Orquestra de Guitarras foi constituída no ano letivo de 1999/2000 e de então para cá já realizou concertos em várias cidades de Portugal e Espanha.
A participação nos 1001 Músicos no Centro Cultural de Belém, o concerto nos claustros da Assembleia da República ou a atuação no Pavilhão Centro de Portugal em Coimbra estão entre os concertos realizados em Portugal.
A Orquestra de Guitarras esclarece que a deslocação a França só é possível graças aos apoios da Santa Casa da Misericórdia do Fundão e do Município do Fundão.