A propósito do destaque do mês dedicado a Tomaz da Fonseca, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) convidou o cartoonista e ilustrador Onofre Varela para vir à Guarda falar do referido autor, no próximo dia 22, às 18 horas, na Sala Tempo e Poesia da biblioteca.
Segundo Onofre Varela, “Um Português que não temeu contrariar a opinião pública nem o Poder instalado, dizendo abertamente o que pensava sobre as Religiões, especialmente a Católica e o “embuste de Fátima”, numa época em que o simples facto de pensar o contrário do oficialmente instalado era, só por si, motivo de censura e perseguição política.”
Onofre Varela nasceu no Porto em 1944, estudou pintura e seguiu uma carreira profissional de designer gráfico antes de entrar nos jornais como gráfico, ilustrador, cartunista, autor de banda desenhada e cronista.
Passou pelas redações de todos os jornais editados no Porto (O Primeiro de Janeiro, Jornal de Notícias e O Comércio do Porto). Premiado nacional e internacionalmente no campo do designer gráfico, da caricatura e do desenho de humor. Aposentado no ano 2000 dedicou-se à escrita e ao teatro como ator. De entre os livros que publicou destacam-se “O Peter Pan Não Existe – Reflexões de um Ateu” (Caminho, 2007) e “O Homem Criou Deus” (Edium Editores, 2011). É co-fundador da Associação Ateísta Portuguesa, cujo movimento para a sua formação iniciou no Porto em 1997.