Obras na Sé Catedral concluídas em dezembro

As obras que estão a decorrer na Sé Catedral da Guarda, no âmbito do projeto da “Rota das Catedrais”, devem ficar concluídas em dezembro, anunciou ontem o secretário de Estado da Cultura.

Jorge Barreto Xavier disse ontem, na Guarda, na sessão solene comemorativa dos 815 anos da cidade, que o Governo, através da Direção Regional da Cultura do Centro (DRCC), está a desenvolver a primeira fase de obras na Sé Catedral, que contempla a recuperação das coberturas e dos sinos, aquecimento dos bancos, limpeza e recuperação do retábulo.

Segundo o governante, as obras devem ficar “terminadas em meados de dezembro”.

Em declarações à agência Lusa, no final da sessão, o secretário de Estado da Cultura assumiu que a intervenção em curso, orçada em 250 mil euros, vai aumentar o conforto no interior do monumento.

“Achamos que vão ser significativas, de facto, na melhoria do conforto da utilização pela população, daqueles que vão lá por motivos religiosos, mas também para os visitantes que vão conhecer aquele património cultural magnífico, que é um ícone da cidade da Guarda”, afirmou.

Jorge Barreto Xavier referiu que “há mais trabalho a fazer” na Sé Catedral da Guarda, mas a segunda fase da intervenção “já vai depender dos fundos europeus de 2014-2020”.

A Sé da cidade mais alta do país é um templo de estilo gótico, todo em granito, que levou cerca de 150 anos a construir (finais de século XIV até meados do século XVI).


Conteúdo Recomendado