O que é o Nemátodo e como se manifesta?

O nemátodo da madeira do pinheiro é um verme microscópico do grupo das lombrigas que ataca preferencialmente pinheiros e outras árvores resionosas. O nemátodo é transmitido às árvores por um insecto-vector, o Longicórnio do pinheiro. A dispersão do nemátodo está limitada ao período de voo do insecto, de Abril a Outubro.   Os sintomas são […]

O nemátodo da madeira do pinheiro é um verme microscópico do grupo das lombrigas que ataca preferencialmente pinheiros e outras árvores resionosas. O nemátodo é transmitido às árvores por um insecto-vector, o Longicórnio do pinheiro. A dispersão do nemátodo está limitada ao período de voo do insecto, de Abril a Outubro.
 
Os sintomas são o amarelecimento e murchidão das agulhas (primeiro as mais antigas, estendendo-se gradualmente a toda a copa), diminuição da produção de resina, manutenção das agulhas mortas por período prolongado e existência de ramos secos mais quebradiços que o habitual, levando à secura total da copa.
 
É importante detectar e remover os pinheiros mortos ou com sintomas de declínio, eliminar todos os sobrantes de exploração florestal e controlar a população do insecto-vector durante o seu período de voo (Abril a Outubro) por meio de armadilhas. Estas acções são da responsabilidade dos proprietários e constituem uma obrigação legal.
 
O período ideal para remoção dos pinheiros doentes é de Novembro a Março.

Conteúdo Recomendado