Evento Terminado em 2022-01-09 18:00:00

O Maior Presépio Natural é no Sabugal

Início: 2021-12-07 17:00:00
Fim: 2022-01-09 18:00:00
Local do Evento: Sabugal
Entidade Promotora: Município do Sabugal
Mais Informações: https://www.cm-sabugal.pt/

De 7 de dezembro a 9 de janeiro, o Centro Histórico do Sabugal volta a ser berço do ‘Sabugal Presépio – O Maior Presépio Natural…’, evento através do qual o Município do Sabugal convida residentes e visitantes a deixarem-se envolver pelo espírito natalício e a surpreenderem os sentidos com a recriação do Presépio de Belém.

Com uma ocupação de cerca de 1.100 metros quadrados e construído com recurso a materiais recolhidos na natureza, tais como troncos de castanheiros, heras e musgos, esta recriação contempla diversas cenas bíblicas relacionadas com a Natividade, a uma escala em que os visitantes se sentem como parte integrante do mesmo.

A inauguração do ‘Sabugal Presépio’ está marcada para o dia 7 de dezembro, pelas 17 horas, com parada de Natal e concerto pelas vozes do cantor lírico Carlos Guilherme e da fadista Teresa Tapadas, acompanhados ao piano por Pedro Vieira de Almeida. Entre bolas e estrelas, as luzes natalícias vão iluminar o Sabugal a partir desse dia inaugural.

Integrada na dinâmica do evento, a exposição de sensibilização ambiental intitulada ‘Estrelas de Natal brilham no Sabugal’ (com estrelas feitas a partir de materiais naturais e reciclados) vai estar patente na Rua 5 de Outubro e junto aos Paços do Concelho, uma mostra de trabalhos realizados pela Comunidade Escolar e IPSS do concelho.

É também junto ao imponente Castelo de Cinco Quinas que se vai realizar um Mercadinho de Natal, uma montra para exposição e venda de produtos e de artesanato local, que se organiza, igualmente, num formato online, por meio da plataforma SmartFarmer.

O ‘Sabugal Presépio’ apresenta um programa de animação para toda a família, a decorrer aos fins-de-semana e feriados. O espaço dedicado aos mais novos vai contar com oficinas de origami, pinturas faciais, cinema de sombras e muitas outras surpresas. A programação engloba ainda várias atuações musicais, com a Associação Etnográfica de Sortelha, Sociedade Filarmónica Bendadense, Grupo Etnográfico do Sabugal e Grupo de Cavaquinhos da Bendada. Vai também ter lugar a apresentação de peça de teatro pelo Grupo Anel de Pedra – Escola de Artes, demonstração de Hip-Hop, concertos com a Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral/Polo do Ensino Articulado do Sabugal e os ‘The Undercovers’, animação itinerante com a Companhia Boca de Cão e o III Trail Terras do Lince organizado pelo Clube Terras do Côa. O concerto de encerramento está marcado para o dia 9 de janeiro, em que a Academia Diplix apresenta o espetáculo ‘Músicas da Nossa Vida – Especial Músicas da Disney’.

Neste âmbito, a Câmara Municipal e a ADES – Associação Empresarial do Sabugal voltam a promover o Concurso de ‘Montras de Natal’, com o principal propósito de dinamizar o comércio local, destacando a criatividade dos comerciantes subordinada à temática dos elementos naturais.

Para dar as boas-vindas a 2022, as cinco vilas medievais – Alfaiates, Sabugal, Sortelha, Vila do Touro e Vilar Maior – iluminam-se com espetáculos pirotécnicos.

Segundo a autarquia, “o ‘Sabugal Presépio’ está assim assente numa estratégia de promoção e divulgação do território, que pretende envolver os locais e atrair mais visitantes, neste que é um evento tão identitário do concelho e que se reveste de um simbolismo ímpar”.

A organização informa que o programa está sujeito a alterações, em função da evolução da pandemia de Covid-19 e das subsequentes orientações da Direção-Geral da Saúde.


Conteúdo Recomendado