“O Jazz depois do Jazz” apresentado hoje no TMG

A tertúlia decorre hoje, à noite, no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda no âmbito do Ciclo Guarda In Jazz.

O livro “O Jazz Depois do Jazz”, do autor Ivo Martins, é hoje apresentado no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda, às 21h30.

No livro “O Jazz Depois do Jazz”, o autor Ivo Martins, partindo de uma perspetiva pessoal e não-historicista sobre a música, questiona o presente e o futuro do jazz na caótica encruzilhada da contemporaneidade, inaugurando com esta sua reflexão um novo território na paisagem editorial ensaística em Portugal. O termo “jazz”, sendo permeável às influências das conjunturas sociais, económicas, culturais e tecnológicas na qual se insere, viveu sempre, desde a sua origem, num estado de crise e de mutação permanentes. Esta condição agudizou-se com o advento da sociedade digital, que inaugurou um labirinto interminável de canais de acesso à realidade que mudaram em definitivo a relação do ser humano com o mundo que o rodeia e, por maioria de razão, com a música. Esta compilação de três ensaios, escritos em tempos e registos diferentes, pretende responder às inquietações geradas por esta mudança radical de paradigma e contribuir para o debate em torno da pertinência das categorias estéticas e artísticas que herdámos do século XX, ao mesmo tempo que pretende refletir sobre quais serão, hoje, as estratégias mais eficazes de atuação no campo cultural do jazz.

Ivo Martins é programador de música do Festival Guimarães Jazz, é ainda curador de arte contemporânea e escreve regularmente sobre música, arte e literatura.


Conteúdo Recomendado