Número de visitantes aumenta nos espaços culturais da Covilhã

Os espaços museológicos e de cultura registaram mais de 24 mil visitas, com as exposições itinerantes e temporárias a alcançar a maior fatia deste valor.

Os números são avançados pela autarquia, que aponta para uma subida de 418 por cento, relativamente ao ano anterior. “De 5.800 visitas em 2013, passou-se para mais de 24.000 em 2014”, refere a Câmara da Covilhã.

Os números apontam para uma maior apetência dos visitantes para exposições itinerantes e temporárias realizadas em espaços exteriores “que contabilizaram mais de 11.500 visitas”, não se incluindo aqui as mostras apresentadas noutros espaços museológicos. “Seguiram-se as visitas ao Museu de Arte Sacra que correspondem a 4.600 entradas e ao museu de Arte e Cultura com 3.300. Este foi, aliás, o melhor ano de sempre para o Arte e Cultura desde que abriu as portas em 2008”, ainda de acordo com a edilidade.

Outra oferta cultural são as visitas à cidade, que têm como guias os técnicos dos museus municipais. Neste aspeto, 2.500 participantes conheceram a Covilhã nestas condições, com a Câmara a acrescentar que o valor é “idêntico ao dos que estiveram presentes em ações de musealização apresentadas sob a forma de espetáculo”.

“Para este aumento significativo terá contribuído a qualidade das mostras patentes ao público e o envolvimento da comunidade na organização das mesmas”, justificam os responsáveis autárquicos, acrescentando que “os museus iniciaram, ainda durante o ano de 2014, outros novos projetos como a marcação do caminho de Santiago no concelho da Covilhã e o estudo do mosteiro de Santa Maria da Estrela na Boidobra, além de terem estabelecido diversas parcerias com várias escolas do concelho”.


Conteúdo Recomendado