Número de casais desempregados subiu 3,9% em agosto

fonte: http://static.noticiasaominuto.com/

Quase 12 mil casais tinham no final de agosto ambos os elementos no desemprego, o que traduz uma subida de 3,9% face ao número registado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) no final de julho.

Em julho o universo de casais no desemprego tinha já aumentado 0,1%, interrompendo a tendência de descida verificada desde o início do ano. A subida de agosto é, no entanto, mais acentuada.

Em termos homólogos, os dados do IEFP agora divulgados, revelam que continua a diminuir o número de casais em que ambos os cônjuges estão sem trabalho. Em agosto, a queda homóloga foi de 4,4%.

As regras de atribuição do subsídio de desemprego contemplam uma majoração do valor quando os casias (ou as famílias monoparentais) nesta situação têm filhos menores a cargo. Esta majoração é de 10% e mantém-se para um dos cônjuges, mesmo que para o outro o período de atribuição do subsídio chegue ao fim.

As pessoas casadas ou em união de facto representam 49% do total de desempregados inscritos nos centros de emprego, sendo que há 11930 os casais em que ambos os elementos estão sem trabalho.

Além da majoração de 10%, os casais viram recentemente o valor do seu subsídio registar um pequeno aumento, na sequência da decisão do Tribunal Constitucional que chumbou a aplicação de uma taxa de 6% sobre esta prestação contributiva.

Os valores que tinham sido retirados desde janeiro terão sido devolvidos aos desempregados em julho, de acordo com informação então divulgada pelo Instituto de Segurança Social.


Conteúdo Recomendado