Nove animais selvagens devolvidos à natureza na região Centro

O CERVAS vai devolver nove animais selvagens à natureza, em quatro concelhos da região Centro, entre quinta-feira e 5 de abril. Vão ser devolvidos ao seu habitat natural, nos concelhos de Manteigas, Gouveia, Seia e Coimbra, cinco águias-de-asa-redonda, uma gineta, um peneireiro vulgar, uma coruja do mato e um milhafre preto, que têm estado em recuperação […]

O CERVAS vai devolver nove animais selvagens à natureza, em quatro concelhos da região Centro, entre quinta-feira e 5 de abril.
Vão ser devolvidos ao seu habitat natural, nos concelhos de Manteigas, Gouveia, Seia e Coimbra, cinco águias-de-asa-redonda, uma gineta, um peneireiro vulgar, uma coruja do mato e um milhafre preto, que têm estado em recuperação no centro, instalado em Gouveia. «Na maior parte dos casos, [os animais] foram encontrados feridos por particulares, nos campos ou próximo de suas casas, e foram entregues ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR e a uma área protegida, que depois os levaram ao Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS)», contou à agência Lusa Ricardo Brandão, coordenador do centro. Segundo o responsável, os animais selvagens entraram no CERVAS «no final de 2012 e início de 2013», sendo agora libertados após a passagem dos meses mais frios, «para facilitar o regresso à vida normal». Referiu que a maior parte das ações de devolução dos animais selvagens à natureza é organizada em parceria com autarquias, no âmbito da celebração do Dia da Floresta ou da Semana da Floresta. Como acontece habitualmente, «todas as ações são abertas à participação da população, com particular destaque para as escolas», assinala o coordenador do centro. A primeira iniciativa realiza-se pelas 10 horas de quinta-feira, em Manteigas, com a devolução à natureza de uma águia-de-asa-redonda, seguindo-se Gouveia, no sábado, pelas 18 horas, com a libertação de uma gineta (mamífero carnívoro). No dia 26 de março realizam-se duas atividades no concelho de Seia, uma em Valezim, pelas 15 horas (devolução de um peneireiro vulgar), e outra em São Romão, às 17 horas (libertação de uma coruja do mato). No dia 2 de abril, pelas 10h30, será libertada uma águia-de-asa-redonda em Gouveia. No dia seguinte haverá ações em Vila Nova de Tazem (Gouveia), pelas 10h30, para devolução à natureza de uma águia-de-asa-redonda e em Coimbra, às 16h30, na Escola Universitária Vasco da Gama, para libertação de um milhafre preto. A jornada do CERVAS termina no concelho de Gouveia, com a libertação de duas águias-de-asa-redonda, uma pelas 15h30 do dia 4 de abril, no Curral do Negro, e outra às 12h00 do dia seguinte, em Moimenta da Serra. O CERVAS é uma estrutura que pertence ao Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e ao Parque Natural da Serra da Estrela, que se encontra atualmente sob a gestão da Associação ALDEIA. O centro tem como objetivos detetar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitats.

Conteúdo Recomendado