Nova acção para reflorestar a Serra da Estrela

Campanha organizada pela ASE Dando continuidade ao projecto “Um Milhão de Carvalhos para a Serra da Estrela”, que pretende contribuir para a reflorestação das zonas ardidas, resultantes do incêndio de 2005 no Vale Glaciar do Zêzere, a Associação Amigos da Serra da Estrela (ASE) vai promover uma nova iniciativa nos dias 30 e 31 de […]

Campanha organizada pela ASE

Dando continuidade ao projecto “Um Milhão de Carvalhos para a Serra da Estrela”, que pretende contribuir para a reflorestação das zonas ardidas, resultantes do incêndio de 2005 no Vale Glaciar do Zêzere, a Associação Amigos da Serra da Estrela (ASE) vai promover uma nova iniciativa nos dias 30 e 31 de Outubro e 1 de Novembro. O objectivo é plantar 1500 carvalhos e recolher sementes para produzir novas plantas em viveiro para futuras plantações.

À semelhança das anteriores campanhas de reflorestação, os trabalhos serão conduzidos por voluntários e as plantas, germinadas em viveiro, são provenientes de sementes recolhidas na área da Serra da Estrela.

Decorridas já várias jornadas de reflorestação com espécies arbóreas de folhosas autóctones, a ASE diz que “importa agora reforçar alguns dos núcleos de regeneração” avaliados como determinantes e estratégicos, “garantindo a sua sustentabilidade e contribuindo para um mais rápido desenvolvimento da vegetação arbórea autóctone, visando a constituição de bosquetes de folhosas em altitude e a recuperação dos solos”.

Os interessados em colaborar com mais esta iniciativa dos Amigos da Serra da Estrela deverão contactar a organização (asestrela@gmail.com).

ver também: http://www.asestrela.org/


Conteúdo Recomendado