Noite das Caçoilas hoje no Sabugueiro (Seia)

Esta iniciativa que pretende valorizar a gastronomia local.

A aldeia de Sabugueiro, no concelho de Seia, promove hoje, dia 9 de novembro, a partir das 8 horas, mais uma edição da Noite das Caçoilas, uma iniciativa que pretende valorizar a gastronomia local.


“É nesta noite que a população da aldeia é convidada a assistir a uma das mais curiosas tradições ancestrais que, por pouco, se perdiam no tempo” refere uma nota informativa, onde se explica a tradição: “antes, logo pela manhã, as mulheres encarregam-se dos preparativos e do amasso do pão para ser cozido no forno comunitário da aldeia. A preparação das carnes e alguma doçaria começa um dia antes, na sexta-feira, dia 8 de novembro”.

E hoje, à noite, as gentes da aldeia mais alta de Portugal, no Sabugueiro, reúnem-se no calor do forno comunitário para provar as iguarias locais.

Chanfana, frango do campo, o cabrito, o borrego cozinhados lentamente no forno em caçoilas de barro preto a somar ao pão amassado e cozido por mãos sábias, o arroz de carqueja, os torresmos, a castanha são alguns dos pratos para degustar nesta festa comunitária. Onde as gentes do Sabugueiro são convidadas a cozinhar em conjunto no forno comunitário, conclui a organização.


O programa inclui animação de rua permanente, uma oficina de pão no Forno comunitário, prova de caçoilas e termina com a atuação da Banda Índice. Limitada à participação de 500 pessoas, as inscrições podem ser submetidas aqui. A organização informa que o custo de aquisição do kit e prova das caçoilas é de dez euros.


Para mais informações contactar o Posto de Turismo através do número 238 315 336 ou a organização através do e-mail.

PROGRAMA

08h00 – Oficina de Pão no Forno comunitário
19h00 – Caçoilas no forno
23h00 – Atuação da Banda Índice


Conteúdo Recomendado