Música e teatro musical para ver em dezembro, na Casa Municipal da Cultura de Seia

Em dezembro a Casa Municipal da Cultura é palco de espetáculos de música, com a Banda Torroselense Estrela D’Alva, o filme concerto “Filmes da Terra do Pai Natal”, o Festival DME e o teatro musical da companhia Vozes em ½ Ponta.

A programação para este mês inicia hoje, dia 3 de dezembro (15h00), com o último concerto da 2.ª edição do FILARMONIAS, pela Banda Torroselense Estrela D’Alva.

Fundada em fevereiro de 1908, a banda centenária é dirigida por Samuel Correia e conta, atualmente, com 54 elementos, sendo que 23 em formação e destes 5 com formação pedagógica em estabelecimento de ensino apoiados pela instituição.

O projeto “Filarmonias” foi criado pelo Município com o objetivo de divulgar as cinco coletividades musicais do concelho e valorizar a sua atividade cultural. Quase todas centenárias, as bandas filarmónicas do concelho desempenham um papel preponderante na formação musical e na vida cultural das populações, contribuindo para o enriquecimento do concelho.

No domingo seguinte, a 10 de dezembro (15h), o Cineteatro recebe “Filmes da Terra do Pai Natal”, com o Space Ensemble a interpretar uma banda sonora original para as curtas-metragens finlandesas do realizador Heikki Prepula (Canguru Gussy e outras fábulas) e episódios do filme Turilas & Jäärä (2001), dos realizadores Ismo Virtanen e Mariko Härkönen.

Através de um arsenal sonoro completo, que inclui serrote e theremin, guitarras e harpa, flauta e berbequim, este filme-concerto guia-nos por uma viagem incrível onde nos são revelados detalhes importantes sobre a Finlândia, com referências óbvias à terra do Pai Natal, às caixas de música, aos cocos e aos pilotos de corridas de automóveis.

No sábado e domingo seguintes, respetivamente a 16 e 17 de dezembro, a Companhia de Espetáculos VOZES EM ½ PONTA apresenta, em quatro sessões (às 15h00 e 21h00), “À DISTÂNCIA DE UMA ESTRELA – o musical original de Vanessa Silva”.

Trata-se de um texto original, em que teatro, música e dança se entrelaçam. Num ambiente encantador e mágico, onde um grupo de atores, bailarinos, cantores e acrobatas de valor inquestionável acompanhados com as mais proclamadas canções natalícias, todas cantadas em português, irão deslumbrar crianças e adultos transportando-os para um mundo de imaginação, num dos mais belos espetáculos de sempre produzido por Vanessa Silva e VOZES EM ½ PONTA.

A programação do mês fecha com o Festival DME, que este ano celebra o décimo aniversário do Ensemble DME (de 18 a 21 de dezembro).

O festival abre no dia 18 de dezembro na Casa Municipal da Cultura de Seia, com um concerto especial de lançamento da nova edição fonográfica Raíz do Som II.

A programação conta, também, com o último concerto d’O Canto das Sementes, que reúne um concerto com música de quatro jovens compositores e do compositor Dimitris Andrikopoulos, encomendas do Projeto DME, e uma sessão pedagógica para os jovens alunos do Conservatório de Música de Seia e Escola Profissional da Serra da Estrela.

O festival de Seia é novamente o palco da final do Concurso Nano Músicos Electroacústicos, desta vez não só na categoria do Ensino Artístico Especializado, mas também no Ensino Superior.

O ensemble Electroville Jukebox, dedicado à música contemporânea, experimental e improvisada, apresenta-se também na Casa Municipal da Cultura no dia 20 de dezembro.

Por fim, no último dia, realiza-se o concerto final do Estágio de Aperfeiçoamento Interpretativo, que decorre ao longo do festival, orientado para ensino superior de música e profissionais.


Conteúdo Recomendado