Música da autoria de Isaura vence Festival RTP da Canção

A canção “O Jardim”, interpretada por Cláudia Pascoal e composto por Isaura Santos, criada em S. Paio, concelho de Gouveia, venceu a final realizada ontem, em Guimarães, e irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção.

De entre as 14 canções que disputavam por um lugar no Eurofestival, o primeiro a ser organizado no nosso país, o tema foi o eleito na gala que decorreu no Pavilhão Multiusos de Guimarães, onde estiveram 3500 pessoas.

“O Jardim” vai ser, por isso, o hino de Portugal na edição deste ano do Festival Eurovisão da Canção, cujas semifinais vão decorrer a 8 e 10 de maio e a final a 12, no Parque das Nações, em Lisboa.

Devido à vitória do português Salvador Sobral na última edição do evento, com o tema “Amar Pelos Dois”, composto por Luísa Sobral, o festival de música europeia realiza-se este ano, e pela primeira vez, no nosso país.

Para além de Cláudia Pascoal, concorriam ao primeiro lugar do 52.º Festival RTP da Canção Peu Madureira (“Só por ela”), Janeiro (“(sem título)”), Catarina Miranda (“Para sorrir eu não preciso de nada”), Anabela (“Pra te dar abrigo”), Maria Inês Paris (“Bandeira azul”), Minnie & Rhayra (“Patati patata”), Lili (“O voo das cegonhas”), David Pessoa (“Amor veloz”), Peter Serrado (“Sunset”), Susana Travassos (“Mensageira”), Joana Barra Vaz (“Anda estragar-me os planos”), Joana Espadinha (“Zero a zero”) e Rui David (“Sem medo”).

Sobre Isaura

Numa entrevista ao jornal i, em 2015, Isaura confidenciava que começou aos 16/17 anos a tocar em bares com um amigo e fê-lo durante muito tempo. O despertar para a música veio ainda mais cedo e desenvolveu-se a partir do gosto pelas guitarras, que aprendeu a tocar aos 11 anos. “Ficava paralisada a ouvir quem as tocasse”, recorda. Mas a composição é anterior à aprendizagem do instrumento. “As minhas partes favoritas são, desde sempre, criar. Gosto de escrever, de pensar fora da caixa. Compor é mais uma forma de expressão que acabei por compreender melhor ao saber juntar-lhe a guitarra.

“Useless”, co-produzido por Raez e Cut Slack, foi o tema que deu a conhecer a jovem cantora , em dezembro de 2014, que une o urban pop à electrónica.

Quase seis meses depois a cantora apresenta o seu primeiro EP, “Serendipity”, com a chancela da NOS Discos.

“Change It” é o nome do segundo single, um tema com o mesmo toque pop electrónico da música que a deu a conhecer, mas desta vez produzido por Ben Monteiro, dos D’Alva.

“I Need Ya”, “The Crossover (Intermission)” e “Busy Tone (Prod. Lhast)” são trabalhos mais recentes da artista que podem ser conhecidos na sua página oficial.


Conteúdo Recomendado