“Muralhas com História” em Sortelha

A Câmara Municipal do Sabugal vai promover, mais uma edição do evento temático ‘Muralhas com História’, na Aldeia Histórica de Sortelha, de 21 a 23 de setembro.

Sortelha transporta os seus visitantes para a Idade Média e é o cenário ideal para se desenvolver um evento desta natureza, que decorre de 21 a 23 de setembro.

Segundo a autarquia, a edição deste ano “transportar-nos-á ao Reinado de D. Pedro I, O Justiceiro (1357-1367). O reinado deste rei foi curto, mas foram anos de paz e desenvolvimento, apesar de se ter confrontado com os efeitos devastadores da peste negra. Durante o seu reinado, registou-se um novo surto, entre 1361 e 1366, sendo que, por este motivo, escasseavam os produtos nos mercados e feiras”.

A viagem ao quotidiano medieval será complementada com recriação histórica, mercado medieval, exposição de máquinas de cerco e de assalto, acampamento militar e do cavaleiro, ofícios e vivências, cetraria e animais da quinta, ritmos medievais, artes circenses, torneios de armas a pé e a cavalo, jogos medievais, animação contínua “pera cá e pera lá” (acrobatas, malabaristas, músicos, personagens históricas e do imaginário medieval deambulam pelo povoado) e animação infantil (jogos medievais, oficinas, marionetas e contadores de histórias).

O evento ‘MURALHAS COM HISTÓRIA’ decorre no seguinte horário: sexta-feira, dia 21 – das 18 horas à meia-noite; sábado, dia 22 – das 12 horas à meia-noite e domingo, dia 23 – das 12 horas às 21h30.

Ao passar as portas de Sortelha todos os visitantes receberão um ‘Pass`a Porta’ que os convidará a descobrir os recantos de Sortelha. O preenchimento do ‘Pass`a Porta’, com todos os carimbos com reprodução de marcas de canteiro existentes nas muralhas, distribuídos pela Aldeia, é premiado com ofertas especiais.

A Câmara Municipal do Sabugal proporciona transporte coletivo para os visitantes, através de autocarro que fará este percurso de ida e volta, entre Sabugal e Sortelha, gratuitamente. O percurso faz-se entre o Largo da Fonte (junto ao posto de turismo), com paragem em Aldeia de S. António, e a entrada do Centro Histórico de Sortelha (Poente). À chegada a Sortelha assegura-se, ainda, o transporte (de 15 em 15 minutos, aproximadamente) entre os parques de estacionamento (Campo da Bola e Corredoura) e a entrada no Centro Histórico.


Conteúdo Recomendado