Município de Manteigas inaugurou "Welcome Center" e Biblioteca Municipal

Na tarde do passado dia 16 de julho, o Município de Manteigas festejou a inauguração do novo posto de turismo, ora denominado «Manteigas Welcome Center», e da renovada Biblioteca Municipal, que foi eternizada com o nome do escritor e investigador local, José David Lucas Batista.

Ambos os espaços tiveram cofinanciamento comunitário, no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana projetado para a vila de Manteigas.

Além de autarcas locais, de muitos convidados e do público curioso por conhecer em primeira mão os novos equipamentos, o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Biscaia, foi anfitrião do Presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, do Vogal da Comissão Diretiva do Centro 2020 – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Jorge Brandão, e do Subdiretor da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Luís Santos.

O programa da tarde iniciou-se com o descerramento da placa de inauguração do «Manteigas Welcome Center», tendo os presentes aproveitado a oportunidade para conhecer por dentro o edifício que vem suscitando apaixonadas discussões sobre o seu arrojo e impacto na entrada da vila.

Posteriormente, a comitiva rumou até ao edifício reabilitado pertencente ao Centro Cívico, onde foi igualmente descerrada a placa de inauguração da Biblioteca Municipal Dr. José David Lucas Batista pelo Presidente da Câmara Municipal.

Antes dos discursos do anfitrião e de alguns dos seus ilustres convidados, todos os presentes foram brindados por três peças musicais a cargo de um quarteto de clarinetes da Banda Boa União.

José Manuel Biscaia, após agradecer a todas as entidades e pessoas que ajudaram a concretizar as obras em causa, destacou no seu discurso a grande capacidade atrativa de Manteigas no domínio turístico natural, referindo-se concretamente aos avultados investimentos que se estão a concretizar e a projetar para o Concelho, evidenciando o aumento exponencial do número de novas camas. Em relação à nova biblioteca, em vez de destacar a obra física preferiu dar ênfase à memória do homenageado Dr. José David Lucas Batista.

Pedro Machado destacou, na sua intervenção, o crescimento que o setor turístico tem tido na região centro, sendo de longe a região do país que mais tem crescido em termos relativos, sendo a Serra da Estrela e Manteigas corresponsáveis de tal sucesso.

Jorge Brandão, na sua alocução, demonstrou enorme satisfação por ver o resultado dos fundos comunitários tão bem aplicados, evidenciando ainda que Manteigas era o primeiro concelho da região centro a concluir projetos no âmbito do quadro comunitário “Portugal 2020”.

Para o final ficou a intervenção mais emocionada, por parte de Teresa Fraga, viúva de José David. Agradeceu publicamente à Câmara Municipal, na pessoa do seu presidente, pela homenagem efetuada ao seu marido, cujo percurso pessoal e profissional discorreu nas suas comovidas palavras que contaminaram a audiência.


Conteúdo Recomendado