Município de Trancoso reabre mercado semanal na sexta-feira

O mercado semanal de Trancoso, no distrito da Guarda, vai retomar a sua atividade na sexta-feira, no seguimento da aplicação gradual de medidas de desconfinamento face à evolução da pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.

O presidente do município de Trancoso, Amílcar Salvador, refere em comunicado hoje divulgado que, na sexta-feira, a autarquia vai proceder à abertura “de todos os setores do mercado semanal” da cidade.

Segundo a nota, o funcionamento dos espaços irá acontecer “no cumprimento rigoroso das medidas de contenção sanitária”.

No recinto é obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual (viseira e máscara) por todos os produtores/feirantes e clientes e a manutenção das regas de distanciamento social “já conhecidas, para além de outras regas definidas para o efeito pela autarquia”, nomeadamente o funcionamento de serviço de ‘take-away’ e o uso de materiais descartáveis no setor de bebidas e comidas.

Com a reabertura do mercado semanal, o município de Trancoso tem em vista a “retoma progressiva da economia”.

Portugal contabiliza 1.356 mortos associados à covid-19 em 31.292 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado hoje.

Relativamente ao dia anterior, há mais 14 mortos (+1%) e mais 285 casos de infeção (+0,9%).

O número de pessoas hospitalizadas baixou de 513 para 510, das quais 66 se encontram em unidades de cuidados intensivos (menos uma).

O número de doentes recuperados é de 18.349.

Portugal entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.


Conteúdo Recomendado