Município de Seia vai plantar 2000 árvores no Parque Natural da Serra da Estrela

O ponto de encontro dos participantes na ação de reflorestação será na aldeia de Póvoa Velha, pelas 09h30 do dia 25.

A Câmara Municipal de Seia vai plantar duas mil árvores na aldeia de Póvoa Velha, no Parque Natural da Serra da Estrela, no seguimento do projeto de recuperação de áreas ardidas em 2017.


A autarquia de Seia, no distrito da Guarda, referiu em comunicado enviado na semana passada, à agência Lusa que a ação de reflorestação, agendada para o dia 25, um sábado, realiza-se no seguimento do projeto “Condomínios de Aldeias – Programa de apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta”.


“A plantação incide em áreas intervencionadas no ano passado, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela (abrangendo perto de 12 hectares), e resulta da oferta de 2.000 árvores, entre medronheiros, sobreiros e castanheiros, oferecidas pela empresa Linde”, adiantou.


Segundo o município presidido por Luciano Ribeiro, a ação de reflorestação “vem no seguimento do projeto de recuperação de áreas ardidas em 2017”, que prevê a implementação de uma faixa de 100 metros na envolvente da aldeia de Póvoa Velha, pertencente à União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, “concretizada pela gestão de combustíveis e reconversão para outros usos”.


“O programa tem como objetivo primordial reduzir a vulnerabilidade das aldeias situadas em espaço rural, visando a proteção de pessoas e dos seus bens, assim como a sustentabilidade e a valorização do território”.


O ponto de encontro dos participantes na ação de reflorestação será na aldeia de Póvoa Velha, pelas 09h30 do dia 25.


À semelhança de outras iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas neste âmbito, os interessados em colaborar, enquanto voluntários, podem inscrever-se na página da internet do município de Seia.


A organização aconselhou aos participantes o uso de botas, agasalho, impermeável e luvas de trabalho e que se façam a acompanhar de um pequeno lanche e de água.


A participação na atividade inclui seguro, sendo o transporte da responsabilidade de cada um.
Além do município de Seia, participam na ação de reflorestação o projeto ProNatura da Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA), a Confraria de Requeijão com Doce de Abóbora, a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e o Agrupamento de Escuteiros de Seia.


Conteúdo Recomendado