Segundo a autarquia, “neste mesmo dia, vai também ser inaugurada a nova via de acesso ao Centro Intermodal e daí ao centro da cidade, que terá a designação de Avenida Professor Doutor José Joaquim Gomes Canotilho”.
A construção do Centro Intermodal com ponto de interface entre Parque TIR e Mobilidade Pedonal de Pinhel representa um investimento de cerca de um milhão e meio de euros.
Trata-se de uma obra que assenta na estratégia de requalificação urbana que a autarquia tem vindo a traçar para a cidade de Pinhel, incluindo a construção de uma nova avenida de acesso à cidade.
Quanto ao Centro Intermodal, dispõe de 18 lugares para estacionamento de viaturas pesadas (TIR) e 20 para viaturas ligeiras, permitindo que dois ou mais meios de transporte rodoviário possam levar as mercadorias de origem ao seu destino, evitando que veículos de grandes dimensões circulem pela cidade e fiquem estacionados em bairros habitacionais.
Em suma, este projeto assenta também no conceito da descarbonização que visa retirar trânsito automóvel dos centros urbanos e, desde modo, contribuir para a melhoria da qualidade do ar e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida dos residentes.
“Dada a importância deste investimento para Pinhel e tendo em conta os laços de amizade e cooperação, fortalecidos pelo acordo de geminação celebrado entre Pinhel e Guijuelo (Espanha), o Presidente da Câmara propôs ao Executivo Municipal a atribuição do nome de Centro Intermodal Ayuntamiento de Guijuelo a este novo equipamento, proposta aprovada por unanimidade a 4 de outubro”, acrescenta a autarquia.
Avenida Professor Doutor José Joaquim Gomes Canotilho
Na mesma reunião, o Executivo Municipal também aprovou a proposta de atribuição do nome do pinhelense José Joaquim Gomes Canotilho à nova avenida de acesso ao Centro Intermodal (e que fez parte desta mesma empreitada).
A avenida tem início junto à rotunda existente na confluência das Estradas Nacionais 221 (Guarda – Pinhel) e 324 (Pinhel – Almeida), acompanha a área do Centro Intermodal e vai até à Adega Cooperativa de Pinhel, podendo daqui seguir-se para o centro histórico da cidade.
Na defesa da proposta apresentada, o Presidente enalteceu o percurso de José Joaquim Gomes Canotilho, natural de Pinhel, onde nasceu a 15 de agosto de 1941.
“Licenciado e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde é Professor Catedrático Jubilado, é desde há muito uma figura incontornável da história do Portugal Democrático”, referiu o autarca, sublinhando ainda “o seu caráter afável e humanista”.
“Não obstante a enorme projeção que a sua carreira académica e profissional lhe concedeu, a verdade é que o Professor Doutor Gomes Canotilho tem mantido ao longo da sua vida uma forte e próxima ligação a Pinhel”, pelo que se entende “ser da mais elementar justiça que a sua Cidade lhe possa prestar uma singela mas sentida homenagem, atribuindo o seu nome à nova via de acesso à cidade e que constituirá também o principal acesso à Adega Cooperativa de Pinhel (onde Gomes Canotilho foi Presidente da Mesa da Assembleia Geral)”, pode ler-se na proposta.