Município de Pinhel assinala Via Sacra em modo ‘online’

O município de Pinhel, no distrito da Guarda, vai assinalar, na sexta-feira, a tradicional Via Sacra em modo ‘online’, devido à pandemia causada pela covid-19, foi hoje anunciado.

“Face às limitações que ainda decorrem da situação de pandemia, a Paróquia e o Município de Pinhel entenderam por bem, este ano, assinalar a tradicional Via Sacra de um modo que permita a participação das pessoas, com segurança e em cumprimento pelas regras em vigor”, refere a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a nota, na Sexta-Feira Santa, às 21h00, a Câmara Municipal irá transmitir na sua página do Facebook um vídeo elaborado a partir de imagens de arquivo de edições anteriores da Via Sacra, narradas pelo pároco de Pinhel, padre Jorge Castela, sob o mote “Renovar a Esperança”.

“Não sendo a representação cénica que tem sido levada a efeito nos últimos anos, esta é a forma possível e segura de assinalar esta manifestação de Cultura e de Fé que era já um dos pontos altos do programa de eventos a cargo da autarquia pinhelense”, lê-se.

A par da iniciativa, será realizada uma exposição de fotografias que estará patente nas ruas da cidade de Pinhel, para “marcar o percurso das estações da Via Sacra”, com início na igreja de Santo António e fim no castelo.

“Além de recordar o evento, esta mostra também permitirá a realização individual do percurso, num momento intimista de reflexão e de reconciliação, propício à renovação da Esperança”, sublinha a autarquia de Pinhel, presidida por Rui Ventura.

No dia de Páscoa, pelas 12h00, a Câmara Municipal de Pinhel também vai transmitir em direto a eucaristia, na sua página do Facebook, a partir da Igreja de São Luís.


Conteúdo Recomendado