Município de Manteigas abre candidaturas para apoio à produção de feijoca

O incentivo financeiro para a comparticipação dos custos relativos à produção da feijoca é de 0,80 cêntimos por metro quadrado, para áreas compreendidas entre 50 e 500 metros quadrados.

O município de Manteigas, no distrito da Guarda, tem a decorrer, até 31 de março, as candidaturas para atribuição de apoios à produção de feijoca, com o objetivo de “incentivar e apoiar o aparecimento de novos produtores”.


Segundo um edital do presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano, o incentivo financeiro para a comparticipação dos custos relativos à produção de feijoca é atribuído aos produtores do concelho com base no Regulamento Municipal de Incentivo à Produção da Feijoca.


O documento refere que os interessados em obter o apoio devem submeter a sua candidatura na Câmara Municipal.


O incentivo financeiro para a comparticipação dos custos relativos à produção da feijoca é de 0,80 cêntimos por metro quadrado, para áreas compreendidas entre 50 e 500 metros quadrados, e de 0,40 cêntimos para áreas de produção que possuam entre 501 e 1.500 metros quadrados.


Flávio Massano lembrou no edital que, com o Regulamento Municipal de Incentivo à Produção da Feijoca, o município que lidera pretende “combater o abandono das terras, preservar o solo e o meio ambiente, privilegiar a utilização dos recursos locais, dignificando a agricultura, os seus agentes e o meio económico em que estes se inserem”.


“É também objetivo do município incentivar e apoiar o aparecimento de novos produtores de feijoca, um produto identitário e diferenciador, que apresenta reconhecida qualidade e potencialidades ímpares no domínio da gastronomia local”, lê-se.


O presidente do município esclareceu, ainda, que a decisão sobre a atribuição do incentivo financeiro “ocorre até ao dia 15 de abril de cada ano”.


A feijoca é uma leguminosa típica do concelho de Manteigas, localizado na Serra da Estrela, no distrito da Guarda.


As feijocas costumam ser servidas nos restaurantes locais com carnes de porco e enchidos, mas também são utilizadas na confeção de sobremesas e de pastéis.


O pastel de feijoca, produzido por uma padaria e pastelaria de Manteigas, venceu a categoria “Doçaria Regional do Distrito da Guarda”, no Prémio Cinco Estrelas Regiões 2022.


Manteigas também possui uma associação de confrades que adotou a feijoca “como talismã das especialidades regionais com singulares sabores de montanha, cuja produção local urge incentivar para as preservar”, de acordo com os promotores.


A Confraria da Feijoca de Manteigas “promove convívios gastronómicos e outros eventos que têm como principal objetivo levar os seus membros e convidados a redescobrir os saberes, sabores e aromas da cozinha de montanha”, e induzir os restaurantes locais “a melhorar a sua oferta gastronómica ao privilegiarem a utilização de produtos locais de qualidade”.


O município de Manteigas, o mais pequeno do distrito da Guarda, está totalmente incluído na área do Parque Natural da Serra da Estrela.


Conteúdo Recomendado