Município de Gouveia recebe candidaturas para apoio à produção de ovinos e caprinos

O município de Gouveia tem a decorrer, até ao dia 30, o período de candidaturas para atribuição de apoios e incentivos à produção de ovinos Serra da Estrela e de caprinos, foi hoje anunciado.

Segundo a autarquia presidida por Luís Tadeu, o Regulamento Municipal de Incentivo à Produção de Ovinos Serra da Estrela e de Caprinos do Concelho de Gouveia destina-se aos agricultores e às pessoas singulares ou coletivas com domicílio fiscal e com assento de lavoura no município.

No âmbito do regulamento em vigor desde 2019, são atribuídos incentivos à instalação de explorações pecuárias de gado ovino e caprino, aos criadores das explorações agropecuárias de gado ovino e caprino já existentes no município, aos produtores de leite Serra da Estrela e às queijarias existentes no concelho de Gouveia.

Está também contemplado apoio técnico municipal às explorações, na tramitação dos processos de licenciamento de queijarias.

Segundo o município, será atribuído um incentivo financeiro de 5.000 euros para jovens agricultores (na primeira instalação no setor da ovinicultura da raça Serra da Estrela ou caprinicultura) e um incentivo à manutenção do efetivo pecuário reprodutor das explorações existentes (no valor de cinco euros por animal para ovinos Serra da Estrela e de um euro por animal para ovinos de outras raças e caprinos).

Também é disponibilizado um apoio financeiro para aumento do efetivo pecuário reprodutor de ovinos da raça Serra da Estrela de 10 euros por animal (até ao máximo de 30 animais) e de seis euros por animal (para mais de 30 animais) e para ovinos de outras raças e caprinos (de cinco euros por animal até 30 animais e de três euros por animal para mais de 30 exemplares).

O regulamento também contempla um incentivo para a produção de leite de ovinos Serra da Estrela, sendo que para o leite laborado/transformado em queijarias do concelho será de 0,02 euros por litro e para o leite laborado/transformado fora do território concelhio será de 0,005 euros/litro.

As queijarias devidamente legalizadas também se podem candidatar a um apoio anual municipal no valor de 250 euros.

As candidaturas devem ser formalizadas até ao final do mês de abril junto da Câmara Municipal de Gouveia, por telefone (965 048 118 ou 238 490 210) ou por ‘email’ (reginalopes@cm-gouveia.pt).

O município de Gouveia integra a Região Demarcada de Produção de Queijo Serra da Estrela, que engloba áreas de 18 concelhos da Bacia Hidrográfica do Alto Mondego.


Conteúdo Recomendado