A sessão solene comemorativa do 38.º Aniversário da Elevação de Gouveia a Cidade decorreu este domingo, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, reunindo entidades institucionais e representantes da comunidade local.
A cerimónia iniciou com um momento musical da Camarata Vergílio Ferreira, que presenteou a sessão com três momentos entre as intervenções.
A intervenção do Presidente da Assembleia Municipal, Carlos Peixoto, destacou a importância histórica da elevação de Gouveia a cidade e a importância da união de todos os órgãos autárquicos do concelho, permitindo, assim, o sucesso no futuro.
Usou da palavra a representante da Junta de Freguesia de Gouveia, Judite Portugal, que enfatizou a importância de não celebrarmos apenas os feitos do passado, mas sim trabalhar diariamente em prol do concelho.
Interveio, posteriormente, o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem, João Ferrão, que destacou a história da freguesia e dos vilanovenses, que sempre trabalharam pela sua terra e que levaram os valores da mesma pelos lugares onde passaram.
Seguiu-se a apresentação da plataforma “A Minha Rua”, pela Eng.ª Célia Paixão, que deu a conhecer esta ferramenta online e aplicação móvel disponibilizada no portal gov.pt. Através dela, os cidadãos poderão reportar e acompanhar ocorrências no espaço público (buracos na via, iluminação, limpeza, etc.) diretamente às câmaras municipais e juntas de freguesia aderentes.
Um dos momentos da sessão foi dedicado à apresentação das alterações ao Balcão Único, conduzida pelo Chefe de Divisão dos Recursos Humanos, José Cunha, com destaque para o CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, o Balcão da Energia e o Balcão da Inclusão.
A Sessão Solene encerrou com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Jorge Ferreira, que assinalou a data comemorativa, evocando que a mesma convoca a nossa memória coletiva e traduz um legado histórico e simbólico que importa valorizar e preservar.
Vila Nova de Tazem acolheu as comemorações no final da tarde, com um espetáculo da Banda Filarmónica local, acompanhada pelas vozes das vilanovenses Soraia Amaral e Verónica Ribeiro. O concerto comemorativo, no centro cultural, teve, ainda, lugar para as intervenções protocolares.
O Presidente da Assembleia de Freguesia, Viriato Pinto, introduziu a sessão, dando as boas vindas aos presentes. Na sua intervenção referiu a relevância do estatuto de Vila, pois o mesmo permitiu que, ao longo dos anos, fosse possível realizar obras e melhorias necessárias para Vila Nova de Tazem.
O Presidente da Junta de Freguesia, João Ferrão, recordou o trabalho desenvolvido por cada executivo, destacando a continuidade e o empenho de todos na valorização da freguesia. Salientou, ainda, que esse percurso coletivo foi determinante para o crescimento e para a afirmação de Vila Nova de Tazem.
Por último, usou da palavra o Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Jorge Ferreira, que destacou a Elevação de Gouveia a Cidade e a Elevação de Vila Nova de Tazem a Vila como um reconhecimento de um percurso de crescimento progressivo , alicerçado no trabalho e na dedicação de sucessivas gerações, bem como no contributo decisivo de responsáveis políticos que souberam servir a comunidade.
As comemorações culminaram com um lanche-ajantarado oferecido a todos os presentes, servido pelo restaurante vilanovense “Cunhas”.






