Município de Gouveia celebra os 110 Anos do Nascimento de Vergílio Ferreira

110aiversario Vergilioferreira

Celebrou-se, no passado dia 28 de janeiro, 110 anos do Nascimento de Vergílio Ferreira, um dos principais nomes da literatura portuguesa do século XX. Pelo legado que o autor natural de Melo deixou, o Município de Gouveia comemorou a data com o merecido simbolismo na terra natal de Vergílio Ferreira.

O dia começou com uma caminhada interpretativa pelo Percurso Vergiliano Rural, que passa por vários pontos descritos nas obras de Vergílio Ferreira, dinamizada pelo Estrela GeoPark. As Minas do Caramão, a Quinta do Pinheiro, a Capela de Santa Eufémia e a Quinta das Cegonhas foram alguns dos locais por onde os visitantes passaram. A manhã culminou com uma visita à Casa Vergílio Ferreira – Para Sempre.

A inauguração da Rua José Gil e o descerramento da respectiva placa, foi o primeiro momento da tarde, gesto que pretende eternizar o nome do filósofo, distinguido com o Prémio Vergilio Ferreira, na aldeia de Melo.

A Capela da Misericórdia acolheu a restante programação da tarde, introduzida por Catarina Santos, que apresentou o Livro Melo e a Aldeia Eterna de Vergílio Ferreira: Roteiro Literário, seguindo-se a Conversa com o Professor José Gil, moderada por Marta Pais de Oliveira e Valter Hugo Mãe.

Seguiram-se as intervenções protocolares, com o Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Jorge Ferreira que reforçou a importância desta celebração, ao homenagear uma personalidade de tamanha relevância a nível nacional mas, principalmente, para o nosso concelho – Vergílio Ferreira.

O dia das comemorações dos 110 anos do Nascimento de Vergílio Ferreira culminou com um concerto da Camerata Vergílio Ferreira da Orquestra Ligeira de Gouveia, ao longo do qual foi possível escutar excertos da obra do autor natural de Melo: Vergílio Ferreira.


Conteúdo Recomendado