Município de Belmonte lança concurso para criação de doce endógeno

As inscrições decorrem até ao dia 7 de janeiro, são gratuitas e válidas a título individual ou em grupo.

O bolo a ser apresentado a concurso pode ser doce ou salgado e deve usar obrigatoriamente na sua constituição produtos endógenos do concelho de Belmonte, como o mel, azeite, maçã camoesa,milho, cogumelos, colondro, requeijão, uvas, pêssego, entre outros.

Segundo a autarquia, “a gastronomia constitui-se cada vez mais como um importante atrativo turístico-cultural de um local como contribui para a valorização da sua identidade, história, património e recursos endógenos. Assim, o concurso propõe, entre outros aspetos, criar uma dinâmica que promova a gastronomia como produto turístico-cultural; valorizar os produtos endógenos, como garantia da sua defesa e autenticidade e projetar o nome do concelho de Belmonte, através da valorização das suas tradições, identidade local e sabores e saberes.”

Para consagrar o vencedor, o júri terá em conta a originalidade, degustação, apresentação, viabilidade de produção e condições de preservação.

O prémio para o vencedor serão 1000 euros.

Consulte as normas de participação aqui. Para informações adicionais deve contactar a Câmara Municipal de Belmonte através do seguinte contacto: cultura@cm-belmonte.pt.

As inscrições podem ser efetuadas aqui.




Conteúdo Recomendado