Município da Guarda acolhe Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

A iniciativa tem como destinatários os alunos do 1º, 2º, 3º CEB e Ensino Secundário, apurados na Fase Concelhia realizada no passado mês de abril, também na BMEL.

A Câmara Municipal da Guarda, através da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), promove no próximo dia 22 de maio, das 10h30 às 16 horas, a Fase Intermunicipal – Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela – do Concurso Nacional de Leitura 2017/2018. Prova que tem como destinatários os alunos do 1º, 2º, 3º CEB e Ensino Secundário, apurados na Fase Concelhia realizada no passado mês de abril, também na BMEL.

Este momento do concurso nacional juntará os alunos vencedores de cada concelho (1 por cada nível de ensino) para a realização de provas a nível intermunicipal de competências ao nível da expressão escrita e oral, para serem apurados 2 concorrentes por Comunidade Intermunicipal, Área Metropolitana e Escolas Portuguesas no Estrangeiro, em cada nível de ensino (1º, 2º e 3º Ciclos do ensino básico e ensino secundário), que competirão na Final Nacional.

Os principais objetivos do CNL são a promoção do gosto pela leitura entre os jovens, o conhecimento de autores de diversas gerações e de diferentes estilos literários, num encontro que pretende ser uma grande festa do livro e de convívio salutar entre todos os participantes, em torno da leitura.

O Concurso Nacional de Leitura vai já na 12ª edição e é organizado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), as Autarquias, a Rede das Bibliotecas Escolares, em articulação com a RTP.


Conteúdo Recomendado