Município da Covilhã e UBI apresentam soluções para moda sustentável

Esta quinta-feira, alunos em Design de Moda da UBI através de técnicas de Upcycling e Zero-waste apresentam soluções para têxteis e peças de vestuário em fim de vida que não é usado nem reutilizado.

A Câmara Municipal da Covilhã associou-se à licenciatura em Design de Moda da Universidade da Beira Interior (UBI) – Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis (DCTT) numa iniciativa que contribui para a sustentabilidade e para alertar sobre os perigos das alterações climáticas.

Segundo uma nota do município, estes perigos e desafios resultam – não só, mas também – da atividade da Indústria Têxtil e de Vestuário mundial, como consumidor de matérias-primas, energia e mais recentemente com a diminuição do ciclo de vida dos produtos que acabam em aterros.

Os alunos aceitaram o desafio na Unidade Curricular de Design de Moda Sustentável para encontrar soluções aplicáveis aos vários problemas da atualidade decorrentes deste sector a nível mundial – “Trabalhar para alterar o caminho” e “Tecer o Futuro”.

O projeto começou nas instalações da UBI com a análise de dados da atualidade, definições, conceitos e tendo em conta os 17 objetivos para o desenvolvimento da sustentabilidade no mundo definidos pela Organização das Nações Unidas. Posteriormente, os alunos visitaram algumas empresas da região, conhecendo alguns dos processos de transformação e produção de materiais têxteis reciclados.

A vereadora da Cultura, Regina Gouveia recebeu os alunos na Câmara Municipal e explicou como seria motivadora esta iniciativa de ligar a Cidade à Universidade e à sociedade, refere uma nota informativa.

Para Madalena Pereira, diretora de curso, estes objetivos só serão alcançados se “todos estiverem envolvidos. Sustentabilidade é não só ambiental como sociocultural e económica. Temos todos que contribuir na área que conhecemos”.  

Assim, amanhã, dia 6 de junho, os alunos irão apresentar durante toda a tarde na Tinturaria – Galeria de Exposições, a partir das 14h30, soluções para as peças de vestuário que acabam em aterros ou são incinerados, utilizando técnicas e processos de Reconstrução, Upcycling e Zero-waste, com objetivo de dar uma segunda vida a peças de vestuário recolhidas e não usadas, criando valor acrescentado com Design de Moda de forma a contribuir para uma economia circular.

No final da ação serão premiados os melhores projetos como forma de incentivar e promover o trabalho dos alunos.

A par desta iniciativa, a autarquia pretende divulgar as empresas, marcas e iniciativas da região associadas à sustentabilidade nas plataformas digitais, servindo de exemplo a marca NAZ, instalada no PARKUBIS, da Designer de Moda Cristiana Costa que atualmente também colabora como corpo docente do DCTT / UBI.


Conteúdo Recomendado