Município da Covilhã cria Rede de Miradouros

Serão construídos dois novos miradouros, um na Nave de Santo António e outro no Alto dos Livros.

A Câmara Municipal da Covilhã vai construir miradouros e remodelar alguns dos já existentes no concelho adianta uma nota informativa da autarquia. Estas intervenções visam a criação de uma Rede de Miradouros e enquadram-se no plano de Conservação, Proteção e Desenvolvimento do Património Natural e Cultural, que conta com apoio financeiro através da Prioridade de Investimento 6.3 do Pacto da CIMBSE – Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.


O Miradouro da Varanda dos Carqueijais será o primeiro a ser requalificado, estando prevista a conclusão da empreitada em setembro de 2020. Segundo a edilidade pretende-se dota-lo de características atrativas que levem os viajantes e os turistas a parar e a desfrutar de uma paisagem única sobre a Covilhã e a Cova da Beira.


O Miradouro do Covão será também alvo de uma intervenção que irá valorizar o espaço com a colocação de sinalética indicativa e explicativa da paisagem, a criação de condições de estacionamento e de permanência no local e a instalação de mobiliário urbano adequado à função do miradouro. A obra será concluída até dezembro de 2020.


Serão construídos dois novos miradouros, um na Nave de Santo António e outro no Alto dos Livros.


O primeiro surgirá na zona dos Piornos, com acesso a partir da EN339, junto ao Centro de Limpeza da Neve. O novo Miradouro da Nave de Santo António pretende potenciar o turismo de natureza, dotando-o de condições de atratividade para que quem ali se desloque usufrua das melhores vistas que o local proporciona. O município da Covilhã prevê a abertura ao público em dezembro de 2020.


A outra infraestrutura a construir localiza-se na cumeada da zona do Alto dos Livros, com acesso a partir da EN339. O futuro Miradouro do Alto dos Livros pretende levar os viajantes e os turistas a parar e a desfrutar de uma paisagem rica sobre os vales da Cova da Beira e das Cortes do Meio, apostando na valorização paisagística. Segundo a autarquia está prevista a abertura ao público em dezembro de 2020.


Conteúdo Recomendado