Município da Covilhã adquire pinturas de Ricardo Bensaúde

Ricardo Oscar José Marcelo Bensaúde, formou-se na Escola de Belas Artes de Lisboa em 1917, tendo dedicado a sua vida à produção de retratos de grande qualidade.

No passado dia 24 de janeiro, o Município da Covilhã adquiriu, em leilão, duas obras do pintor retratista Ricardo Bensaúde (Trieste, 1894 – Lisboa, 1974).


“A licitação única do Município assegurou a incorporação e a preservação, no seu espólio, das duas pinturas a óleo sobre tela datadas de 1949, que se encontravam na posse de privados”, referiu a Câmara Municipal da Covilhã em comunicado.


Cada um dos retratos constitui “uma importante peça da história do título nobiliárquico de Conde da Covilhã”, atribuído em 1898 pelo rei D. Carlos I a favor de Cândido Augusto de Albuquerque Calheiros, então Conde do Refúgio. Júlio Anahory de Quental Calheiros, representado neste conjunto com a sua esposa, foi o terceiro e último Conde da Covilhã.


O “Retrato de Júlio Anahory de Quental Calheiros, 3º Conde da Covilhã (1899-1970)” e o “Retrato da Sr.ª Dona Maria Emília Fernandes Borges, Condessa da Covilhã” serão expostos ao público, em conjunto e com entrada livre, a partir do próximo mês de fevereiro nas instalações do Museu da Covilhã.


O pintor, batizado Ricardo Oscar José Marcelo Bensaúde, formou-se na Escola de Belas Artes de Lisboa em 1917, tendo dedicado a sua vida à produção de retratos de grande qualidade, onde se incluem as representações de alguns de alguns familiares e personalidades da época, como António de Oliveira Salazar, Óscar Carmona, Oswaldo Aranha e Joaquim Nabuco.


A partir de 1919, o artista participou em várias exposições coletivas e em nome individual em Portugal, em França e no Brasil.


A maioria das suas obras encontra-se, atualmente, na posse de privados e nas reservas de alguns museus portugueses, nomeadamente do Museu José Malhoa (Caldas da Rainha), do Museu do Abade de Baçal (Bragança), do Museu da Figueira da Foz e do Museu do Chiado, que incorporou três óleos sobre tela em conjunto com o acervo do Museu Nacional de Arte Contemporânea.


Conteúdo Recomendado