Município de Belmonte promove aulas de yoga a crianças do pré-escolar e 1.º ciclo

No âmbito do Projeto “Educar é Evoluir”, o Município de Belmonte alargou a disciplina do Yoga a todas as crianças do 1º ciclo do concelho.

Trata-se de um projeto inovador, pioneiro na Beira Interior, e de continuidade uma vez que foi iniciado em 2015, levando o yoga a cerca de 120 crianças do pré-escolar público e privado do concelho de Belmonte.

De acordo com a professora Elga Correia, representante da Confederação Portuguesa do Yoga na Beira Interior, “a prática do Yoga é reconhecida por estar ao alcance de todos, independentemente da idade. Contudo é na infância que deve ser iniciada, como mais-valia no aproveitamento das potencialidades inerentes à própria criança, promovendo fortemente a saúde e fortalecendo o sistema imunitário, aumentando· a capacidade de captar, aumentar e utilizar a energia, desenvolvendo a concentração ensinando-as ao mesmo tempo a ouvir a voz interior e a entrar mais em contacto com elas mesmas, a aprendizagem, a segurança, e a autoestima, num ambiente de respeito por si, pelos outros, pelo planeta e pela vida”.

Esta ação da Câmara Municipal de Belmonte, em parceria com a Confederação Portuguesa do Yoga, pretende “promover o bem-estar de todas as crianças do concelho (desde o pré-escolar ao 1º ciclo) e ajudá-las a ver o mundo de forma mais alegre e positiva”, refere a autarquia.

“Assim, acreditamos que esta iniciativa irá refletir-se em diversos campos da vida como a escola e a relação familiar, para além de oferecer inúmeros benefícios à saúde física, emocional e mental, constituindo uma verdadeira ferramenta para a vida”, acrescenta.

A atividade teve início aquando da abertura do ano letivo 2017/2018.


Conteúdo Recomendado