Em entrevista à agência Lusa a propósito dos 30 anos do Multibanco, que se assinalam na quarta-feira, o ‘chairman’ (presidente do Conselho de Administração) do Grupo SIBS, Vítor Bento, salientou a importância destes equipamentos que “já fazem parte da vida dos portugueses”.
“As coisas só se avaliam pelos resultados. Teve de passar algum tempo para fazermos uma análise maior. Olhando para trás e para a atualidade conseguimos perceber que seria inimaginável as pessoas levantarem dinheiro apenas aos balcões dos bancos onde possuíam conta e ter de estar em longas filas. Parece a pré-história”, contou.
A rede de caixas de Multibanco (MB), o primeiro projeto da SIBS, foi lançada em 1985 com a instalação de nove equipamentos em Lisboa e no Porto, que permitiam fazer levantamentos, consultas (saldos e movimentos) e alteração de PIN (código), de acordo com dados disponibilizados pela SIBS à agência Lusa.
Em Lisboa, o primeiro multibanco foi instalado no Banco Nacional Ultramarino (BNU) do Rossio e no Porto no Banco Borges e Irmão (BBI) na Rua Bonjardim.
Hoje, segundo a SIBS, existem cerca de 13.000 caixas de Multibanco e mais de 19 milhões de cartões em circulação, estando disponíveis mais de 60 funcionalidades.
Entre estas funcionalidades contam-se serviços que vão do pagamento das faturas da água, da luz ou o gás, carregamento de telemóveis e pagamento de portagens, transferência de dinheiro, os pagamentos ao Estado, a compra de bilhetes para transportes e espetáculos e a emissão de licenças de pesca e até fazer donativos.
“Os dados mostram bem a facilidade da vida de hoje e a dinâmica de desenvolvimento que a SIBS introduziu. Enquanto nos outros países foi feito banco a banco, em Portugal foi feito de forma cooperativa, o que permitiu alavancar um conjunto de funcionalidades que de outra forma não seria possível”, explicou.
Também a presidente executiva do Grupo SIBS, Madalena Cascais Tomé, destacou em declarações à Lusa a importância do MB em Portugal.
“O serviço MB é único no mundo. Os portugueses são os únicos que podem usar qualquer cartão em qualquer lugar, a qualquer hora. É algo que não acontece noutros países. Por isso, cumpre a sua missão de proporcionar eficiência e ajudar os portugueses a libertarem o seu tempo para o que é mais importante”, disse.
Quanto ao futuro, Madalena Cascais Tomé salientou que a missão da SIBS é continuar, se possível por mais 30 anos, a proporcionar os mais modernos e seguros serviços de pagamentos.
A responsável adiantou ainda que a SIBS está neste momento a lançar o serviço MB WAY, de transposição do MB para o telemóvel, que permite fazer compras e transferências imediatas.