Mostra Internacional de Filmes de Escola atribui prémio a documentário realizado na UBI

O melhor filme em competição na Mostra Internacional de Filmes de Escola, que se realiza anualmente na cidade do Porto, e que já conta com 12 edições, é português.

Para além de ser português é um documentário sobre mulheres, operárias da indústria têxtil, do concelho de Seia, na Serra da Estrela.

Terminou, na passada sexta-feira, a 12ª edição da MIFEC: Mostra Internacional de Filmes de Escola. O evento tem como objetivo promover o encontro anual das mais importantes escolas de cinema, nacionais e internacionais, através da exibição e competição de filmes, workshops, masterclasses e debates. A última edição decorreu de 12 a 16 de maio, tendo contado com o apoio, como em anos anteriores, do Instituto do Cinema e do Audiovisual, da RTP, do Ministério da Cultura e da Câmara Municipal do Porto.

Este ano, 51 filmes de 14 países entraram na competição. A Universidade da Beira Interior concorreu com duas curtas-metragens (uma documental e outra de ficção), tendo vencido o mais importante galardão – Grande Prémio MIFEC – e o prémio para Melhor Documentário. A distinção foi atribuída ao filme “Trama”, realizado por Luísa Soares, que finalizou o mestrado na instituição, em 2014, sob orientação do Professor Vasco Diogo. O filme foi realizado como projeto de final de segundo ciclo traduzindo-se numa homenagem às antigas operárias do setor têxtil, que manifesta simultaneamente a reconstrução de uma memória histórica e a preocupação estética que definem a realizadora.

O filme já tinha sido distinguido com o Prémio do Júri para melhor filme na mais recente edição do UBICinema, o festival onde os alunos da universidade apresentam os seus trabalhos de final de licenciatura ou mestrado, e exibido na edição de 2015 dos Prémios Sophia.


Conteúdo Recomendado